Alarme falso
São quase diárias as queixas de moradores com alarmes que disparam em residências na ausência dos proprietários. Às vezes o equipamento fica ativado várias horas, se constituindo em verdadeiro suplício aos vizinhos. A recomendação do juiz Marcos da Costa Ferreira, na Manchester, é para que os prejudicados registrem ocorrência policial, e, dependendo da gravidade e frequência dos disparos, que eles recorram à Justiça em busca de autorização legal para desativação do alarme pelos bombeiros ou fiscais de posturas.
Médicos em negociação
O presidente do Sindicato dos Médicos Vilmar Afonso Rodrigues informou que serão retomadas as negociações com a Administração Municipal para amenizar a insatisfação dos médicos que trabalham na rede municipal de saúde. Os profissionais do quadro efetivo ganham R$ 2,8 mil mensais, contra mais de R$ 10 mil pagos aos contratados em regime especial. O sindicato vai agendar encontro com o recém-empossado prefeito João Gomes para retomada do diálogo.
Mais segurança
Vilmar Afonso pretende esticar um pouco mais o diálogo com o prefeito João Gomes para cobrar segurança nos mais de 60 postos de atendimento da cidade. Sempre ocorrem divergências com riscos de agressão aos profissionais lotados nos postinhos.
Minha casa em obras
Não há qualquer impedimento legal à continuidade dos projetos em andamento e que resultarão na construção de mais 1.281 casas e apartamentos em Anápolis. Falsas notícias alardearam que, em ano eleitoral, são proibidas a construção e a distribuição de casas populares, o que foi desmentido pela Caixa Econômica Federal. Ainda este ano serão entregues 512 apartamentos (Parque Pirineus), 624 casas no Conjunto São Cristóvão (próximo da AABB) e 145 casas no Polocentro.
Almoço (quase) grátis
Mais cinquenta mesas serão instaladas no Restaurante Popular (Vila Jaiara), para que simultaneamente sejam atendidas até 300 pessoas. Objetivo: dar celeridade ao atendimento e evitar filas, segundo o secretário Francisco Rosa (Desenvolvimento Social).
Porre certificado
Está autorizada pelo governador Marconi Perillo a aquisição de máquinas e equipamentos para a certificação da cachaça artesanal de alambique, que, segundo o secretário Mauro Fayad (Sectec) é vendida sem marca para comerciantes de Minas Gerais. Depois de engarrafada, rotulada e certificada pelos mineiros, a pinga retorna para Goiás valendo o triplo do preço inicial. A certificação será concedida pelo Instituto Tecnológico de Goiás (o antigo Cepa) que funciona no Daia.
Advertência inútil
As dificuldades da Guarany Transportes e Turismo, empresa que explora linhas intermunicipais, a partir de Anápolis, colocam em risco a sua concessão para continuar operando o sistema. O presidente da Agência Goiana de Regulação, Humberto Tannus, informou à Manchester que já foram feitas várias advertências e aplicadas inúmeras multas à Guarany, inutilmente.
Segurança em risco
Uma ouvinte que mora em São Francisco de Goiás e que usa frequentemente os ônibus da Guarany, em viagens para Anápolis, denunciou à Manchester a precariedade dos coletivos. As deficiências são tantas que os usuários, às vezes, são obrigados a se proteger com guarda-chuva nos ônibus, sem contar as falhas mecânicas que deixam os passageiros pelo caminho.
Aviso importante
Não houve e não há qualquer negociação em andamento envolvendo a Faculdade Fibra, que integra o espólio deixado pela falecida empresária Samira Mikael. Os filhos dela, herdeiros do patrimônio, não pretendem vender a faculdade. Ao contrário, como disse o advogado Claúdio Louzeiro, eles investem para o fortalecimento da instituição e trabalham para a abertura de novos cursos.
Tragédia evitável
Antes que seja tarde moradores do Bairro Santa Clara (parte Sul de Anápolis) advertem que uma grande torre situada naquele setor, opera, há vários meses, com todas as lâmpadas de sinalização apagadas. O risco é maior porque a estrutura se localiza justamente na região de manobras dos aviões que utilizam as pistas do Aeroporto Civil de Anápolis.
Clandestinidade punida
A Saneago, Ministério Público e Secretaria do Meio Ambiente estão detectando irregularidades em Anápolis, onde proprietários de imóveis têm o mau hábito de lançar esgoto residencial na rede de captação de águas das chuvas. A vistoria visual ou com o suporte de um robô foi realizada e concluída nos Bairros de Lourdes e Tropical. Em outras partes da cidade serão feitas as mesmas vistorias. Nos casos de irregularidades comprovadas os donos de imóveis têm prazo para corrigir o erro, ou recebe multa que é lançada na conta de água.
Otimismo petista
Desde a renúncia ao mandato de prefeito de Anápolis Antônio Gomide se dedica a dois objetivos: tornar-se conhecido no interior de Goiás e atrair de apoio de partidos que integram a base da presidente Dilma Roussef. O presidente do PT em Goiás, Céser Donizete, disse à Manchester que as ações de agora foram criteriosamente planejadas e que os resultados são os esperados.
Hospital Unimed
Estão em fase de elaboração os projetos que darão suporte à construção do Hospital Unimed, em área de 5.000 metros², às margens da BR060, em frente a Faculdade Fibra. Decisão de diretoria tomada, dinheiro definido e necessidade indiscutível. Fica a parte mais difícil: arrancar a aprovação dos projetos na burocracia da Vigilância Sanitária. A estimativa do médico Danúbio de Oliveira, presidente da Unimed, e de inauguração do hospital em 2016.