Otoni inelegível
Com a antecedência que é frequente no Brasil, a eleição de 2016 entrou prematuramente no foco da mídia. Em Anápolis, discute-se a elegibilidade do deputado federal Rubens Otoni, irmão do ex-prefeito Antônio Gomide, que renunciou ao cargo em abril para concorrer ao governo estadual. O juiz Airton Fernandes de Campos (TRE), indagado pela Manchester, foi peremptório: Rubens Otoni, para prefeito, em 2016, é inelegível.
Médico demitido
A omissão de socorro a uma vítima de acidente de trânsito, segunda-feira, custou o emprego de um médico da secretaria municipal de Saúde. De plantão no Hospital Municipal, ele não atendeu a mulher que, após uma peregrinação que incluiu negativa de assistência também na Santa Casa, foi tratada no Hospital de Urgências. Informado do caso pela Manchester (é nosso ouvinte) o secretário Luiz Carlos Teixeira não vacilou: exonerou o omisso.
Informação ao CRM
Para completar a tarefa o secretário Luiz Carlos notificou o caso de omissão do médico ao Conselho Regional de Medicina.
Decisão do MP
Ainda no capítulo da saúde, o promotor Marcelo Henrique dos Santos deu 15 dias de prazo para a secretaria municipal de Saúde afixar cartazes nos hospitais e demais postos de atendimento informando aos usuários os nomes dos profissionais de plantão. Todos, indistintamente. O objetivo é subsidiar a população de informação para que os usuários auxiliem no trabalho de fiscalização. Ótima iniciativa.
Até tu, Sebrae!
Na tentativa de regularizar uma lavanderia de sua propriedade o moto-taxista Luiz Antônio foi ao limite da paciência, após sucessivas buscas de ajuda no SEBRAE e no Rápido, órgãos vizinhos na Avenida Minas Gerais, Bairro Jundiaí. Nos dois locais os funcionários se mostraram relapsos e desqualificados para auxiliar um pequeno empreendedor a enfrentar a insana burocracia estatal. Inconformado com a falta de atenção, Luiz fechou o périplo com estrondoso desabafo na Manchester.
Patrulha desativada
A julgar pelos ruídos na Câmara Municipal, não é exagero considerar que o belo projeto da Patrulha do Silêncio foi para o arquivo. Capitaneados por Jean Carlos, os vereadores não pouparam críticas ao que qualificaram de ineficiência da Divisão de Posturas. Pena que não direcionaram a artilharia verbal aos demais parceiros do projeto Patrulha do Silêncio, igualmente omissos.
Falando de flores
Nem tudo é insatisfação na saúde. O ouvinte Gerson Pereira ligou para elogiar a qualidade do atendimento que recebeu na UPA (Vila Esperança) quando recorreu àquela instituição em busca de socorro médico a um cunhado, cadeirante.
Confiança na Manchester
Com muito jeito, temendo uma repercussão de efeito negativo, a senhora Marcilene Alves procurou a Manchester com um dilema, digamos, diferente. O filho dela, de 19 anos, tem voz afeminada, sendo motivo de bullying na escola. A Manchester, com a habitual seriedade que permeia seu jornalismo, encaminhou o rapaz para tratamento com a fonoaudióloga Angélica Rodrigues. Ela explicou que essa forma de distorção de fala é perfeitamente corrigível.
Sucessão na Câmara
A Câmara Municipal realiza, em 10 de dezembro, a eleição para escolha dos novos integrantes da Mesa Diretora, com posse prevista para primeiro de janeiro de 2015. Três grupos, prematuramente, se movimentam para influenciar na escolha do sucessor de Luiz Lacerda. A bancada petista, com seis integrantes e mais o apoio do prefeito João Gomes, se articula para indicar o futuro presidente. Outros dois grupos, um comandado pelo vereador Mauro Severiano; e outro integrado pelos vereadores Valdair de Jesus, Jackson Charles e Hamilton Filho, também se articulam para decidir a escolha da próxima mesa diretora.
Alô, CMTT!
O mau hábito de alguns comerciantes que se julgam donos das ruas e reservam espaços com a utilização de cones quase provocou um acidente com o comerciante José Osmar Peixoto Júnior. Ele transitava perto da Avenida Brasil Sul, e, ao entrar na via lateral deparou com vários cones definindo um estacionamento privativo na rua. Ao desviar dos marcos na pista ele quase colidiu com outro veículo. José Osmar Peixoto Júnior cobrou providências da CMTT ou Divisão de Posturas para a remoção dos cones.
Debate na Acia
A Associação Comercial e Industrial de Anápolis iniciou a série de sabatinas aos candidatos ao governo de Goiás, dentro do projeto denominado Conversa com Empresário. Vanderlan Cardoso (PSB) foi o primeiro participante. Seguindo a regra que ficou estabelecida pela diretoria os presentes tiveram oportunidade de apresentar uma pergunta, por escrito e sem direito a réplica. A programação, fixada por meio de sorteio, indica para dia 10 de setembro a presença do candidato Iris Rezende; dia 17, Antônio Gomide; e, fechando o projeto, o governador Marconi Perillo estará na reunião do dia 24 de setembro.
Burocracia enervante
O senhor Benedito Lourenço Costa procurou a Manchester para reclamar do tratamento grosseiro de funcionários do Cartório de Registro de Imóveis, da segunda circunscrição, localizado no Bairro Jundiaí. Habituado ao registro de escrituras, ele foi quarta-feira ao cartório para mais um procedimento, quando solicitaram dele documentos que antes não eram cobrados. Pediram cinco certidões diversas – dele e do vendedor do imóvel – uma guia de recolhimento do ITBI e uma escritura antenupcial – novidade burocrática recém-introduzida. Ao se queixar, Benedito Lourenço foi tratado com descortesia pelo atendente. A Manchester o instruiu a procurar a corregedoria do Tribunal de Justiça, representada em Anápolis pelo juiz Carlos Limongi, diretor do Fórum, para formalizar uma queixa contra o cartório.