Alforria canina
Portaria editada em maio deste ano pelo Ministério da Saúde impede, em nível nacional, a captura de cães pelos Centros de Zoonoses como forma de evitar a prática da eutanásia. Este é o motivo do aumento da população errante de cachorros nos bairros de Anápolis, motivo de queixa dos moradores que ligam na Manchester.
Castração gratuita
A gerente do Centro de Zoonoses, Elisângela Sobreira, informou que a única forma legal de impedir o aumento da população canina é a castração, tanto de machos quanto de fêmeas. A mão-de-obra é gratuita, mas o interessado paga os custos com anestésicos e medicamentos pós-operatórios.
Cargo em disputa
Logo que foi concluída a contagem de votos, o reeleito deputado federal Heuler Cruvinel deu a largada a uma discussão que vai ferir suscetibilidades em Anápolis. O parlamentar, que tem base política em Rio Verde, reivindica que os líderes políticos de sua cidade indiquem o próximo secretário de Indústria e Comércio do Governo de Goiás.
É de chorar
Com apenas 64.652 eleitores a cidade de Catalão elegeu dois deputados estaduais: Adib Elias (36.732 votos) e Gustavo Sebba (33.760). Anápolis, que tem 247.000 votantes, garantiu apenas a vaga do deputado Carlos Antônio na Assembleia Legislativa para a próxima legislatura.
Invasão incontrolável
A Manchester levantou que, na eleição de domingo, 576 candidatos a deputado estadual obtiveram votos em Anápolis. Muitos receberam apenas um sufrágio, mas outros foram bem votados e contribuíram para a dispersão que, mais uma vez, prejudicou Anápolis. Além da pulverização de votos proporcionada pela invasão de candidatos de outras regiões, pesou contra a cidade o lançamento de 37 candidaturas, muitas das quais sem nenhuma sustentação político-eleitoral.
Mais saúde
A equipe da secretaria municipal de Saúde, integrada por Ruiter Silva, Érica Neiva e Louana de Oliveira, visitou a Manchester para divulgar a nova estratégia da Unidade de Pronto Atendimento, na especialidade de ortopedia. A partir desta semana os casos traumatológicos estão concentrados no Hospital Municipal. A UPA vai socorrer pacientes para a clínica geral. O plano é melhorar o atendimento. O Samu e o Corpo de Bombeiros foram orientados a canalizar os casos ortopédicos para o Hospital Municipal.
Falta de água
Até no final deste ano alguns bairros da parte Sul de Anápolis serão abastecidos com água do Sistema Piancó, dentro de um projeto destinado a estender esse sistema mais seguro a toda a população. Atualmente, 46 bairros da cidade têm água da Estação de Tratamento do Daia. Até dezembro os reservatórios da Vila Mariana e Setor Vitor Braga serão interligados diretamente no Sistema Piancó, que tem água e capacidade técnica para atender a população, sem interrupção.
Desafio político
O médico Elias Hanna (analista da Manchester) disse que o maior desafio de Iris Rezende na disputa de segundo turno, ao Governo de Goiás, é unir o seu partido, o PMDB. As críticas do empresário Júnior Friboi e o apoio dele à candidatura de Marconi Perillo, segundo Elias Hanna, comprovam que o desafio de Iris é cobrar união dos seus liderados. Elias Hanna entende que as divisões internas podem comprometer o projeto de Iris Rezende, caso as distorções não sejam corrigidas a tempo.
PM‘s condenados
Dois policiais militares acusados de matar em Interlândia o adolescente Maicon Batista Lemos 15 anos, em 8 de abril de 2005, foram julgados e condenados em Anápolis a 17 anos de cadeia cada um. Donilson de Senna Noleto, 38 anos, e Santino Lêdo dos Santos, 52 anos, foram acusados de espancar a vítima até a morte. Outro jovem, Sandro Ferreira Queiroz, também agredido pelos militares, sobreviveu. Os dois PM‘s foram colocados na reserva, respondem ao processo e conseguiram o direito e recorrer em liberdade da sentença que receberam ontem.
Duplicação em pauta
O deputado federal Rubens Otoni informou à Manchester que se encontra em fase de análise técnica o projeto de duplicação da BR-414, no trecho entre o trevo de Corumbá e o acesso para o novo presídio. O projeto contempla desde alças para o acesso aos bairros Recanto do Sol, Santos Dumont e Monte Sinai, até passarelas para a travessia segura pelos pedestres. A análise técnica antecede a elaboração do projeto. Para o deputado Rubens Otoni é possível que as obras sejam iniciadas ainda no decorrer de 2015.
Postes no caminho
O problema tem semelhança ao famoso poema de Carlos Drummond de Andrade – No meio do caminho. No trajeto por onde deveria passar o asfaltamento de ruas do Jardim Primavera estão alguns postes indevidamente instalados pela CELG ou suas empresas terceirizadas. O prefeito João Gomes disse à Manchester que, assim que os obstáculos forem removidos, a obra prossegue.
Faltou GPS
Segunda-feira cedo foi veiculada a informação sobre o desaparecimento de três homens que pescavam embarcados no Lago Corumbá IV, onde acidentes graves são frequentes. Na terça-feira, após buscas no imenso reservatório, foi confirmada a informação de que estavam apenas perdidos e foram resgatados pelos bombeiros de Anápolis.
Pânico no descanso
Na noite de domingo uma quadrilha formada por doze homens armados instalou o pânico entre frequentadores e donos de casas de um condomínio, às margens do Lago Corumbá IV, perto de Silvânia. As pessoas foram dominadas e ameaçadas pelos ladrões que roubaram canoas, motores de popa, combustíveis, pertences pessoais e uma motonáutica. As vítimas, gente bem-intencionada, ficaram assombradas mesmo depois que os ladrões se foram.