Direto da fonte
Foi numa reunião em Brasília, coordenada pelo deputado Jovair Arantes, que o prefeito João Gomes apresentou argumentos em defesa da liberação de dinheiro do Governo Federal para obras em Anápolis. A ferramenta política é a emenda de bancada – que tem maior poder de convencimento dos técnicos de Brasília. Pessoalmente, João Gomes defende financiamentos para obras de contenção de erosões em Anápolis, mas a definição dos projetos obedece a critérios que são definidos pelos ministérios.
Privilégio
Os deputados e senadores goianos agem em bloco na apresentação de projetos por meio de emenda de bancada, que, no orçamento de 2015, beneficiarão somente três municípios: Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia.
Quero mais
Focado no mapa da eleição de 2014, que indica a votação obtida em Anápolis pelos recém-eleitos, o prefeito João Gomes aproveitou para pedir emendas parlamentares individuais em favor da cidade.
Sucessão municipal
O médico Elias Hanna, analista da Manchester, entende que o prefeito João Gomes tem dificuldade em promover uma reforma administrativa com autonomia para formar a equipe à sua feição e semelhança. O motivo, segundo Hanna, é a forte dependência que o prefeito tem em relação ao PT. Uma insurgência ao comando de Antônio Gomide pode comprometer o projeto de reeleição do prefeito João Gomes, porque a máquina partidária é fortemente dominada pelo ex-prefeito.
Água em abundância
Diferentemente do que ocorre em centenas de municípios brasileiros, Anápolis não tem risco de desabastecimento. A medição de vazão feita pela Saneago assegura que o Sistema Piancó tem capacidade para absorver o crescimento da cidade e abastecê-la até 2016. O atual bombeamento, de 1.000 litros pode segundo, deve ser ampliado para 1.600 litros/s nos próximos 15 anos, sem nenhum comprometimento do manancial.
Desafios futuros
A perda de aproximadamente 40% da produção de água tratada é o maior desafio que a Saneago tem pelos próximos anos, na análise da engenheira Tânia Valeriano, gerente da empresa em Anápolis.
Apreensão incômoda
Os funcionários da Delegacia Geral conviveram com um inusitado problema no começa desta semana: eles apreenderam um Fiat Uno, que foi abandonado com uma carga de mais de 100 quilos de carne bovina em seu interior. Como o dono não foi localizado, a carne entrou em deterioração, tornando irrespirável o ar na delegacia.
Execução por encapuzados
A Operação Malavita, que prendeu policiais supostamente implicados em casos de extermínio em Anápolis, não foi suficiente para conter esse tipo de violência. Mais um homem foi executado por encapuzados. O modo de atuação foi o mesmo de execuções anteriores – dois homens desceram de uma caminhonete S-10, prata, que estava com um terceiro integrante ao volante. Os dois que desembarcaram sacaram das armas e mataram José Milton Dias, 36 anos, acusado pela prática de crimes pelos quais respondia a vários processos na comarca de Anápolis. O fato aconteceu no Bairro Dom Pedro II, onde José Milton residia.
Em família
O juiz Carlos Limongi Sterse, informa que estão abertas, até o dia 21 de novembro, as inscrições para o Projeto Férias, que tem o objetivo de proporcionar às crianças e adolescentes que se encontram acolhidos em instituições de Anápolis a oportunidade de conviverem em ambiente familiar durante o período das festas de final de ano e férias escolares. Os casais e pessoas interessados devem comparecer ao juizado, até 21 de novembro, a partir das 12 horas, com a documentação pessoal. Crianças a partir de seis anos participam do projeto.
Líder nacional
A empresa Champion, localizada no Daia, conquistou mais um título em nível nacional. No ranking elaborado pela revista Globo Rural, através de pesquisa da Serasa Experian, a Champion Saúde Animal foi considerada pela terceira vez consecutiva a melhor empresa de produtos animais do Brasil, num mercado onde empresas multinacionais atuam e entram na disputa pelas melhores posições em 20 categorias. Recentemente a Champion foi incluída pela revista Exame no rol das 250 empresas que mais crescem no Brasil.
Caça-ao-voto
A partir de janeiro o Partido dos Trabalhadores inicia campanha pela filiação de novos integrantes, em especial de quem tem pretensão de disputar mandato na eleição de 2016. Esta informação é do presidente regional do PT Ceser Donizete, falando à Manchester. Uma decisão do PT está tomada: em janeiro o PT patrocinará pesquisa para aferir o grau de aprovação da população à administração do prefeito João Gomes.
Atendimento eficiente
A Delegacia de Pessoas com Deficiência, antes de inaugurada, funciona no atendimento aos casos de agressões recentemente registrados. O delegado Manoel Vanderic Corrêa Filho informou que a eficiência do trabalho depende, em muito, da participação popular fazendo denúncias. Foram colocados à disposição os telefones 3328-2736 e 3328.2737, para informações sobre casos em que deficientes são vítimas de agressão física, abandono pela família ou atitudes de desrespeito à condição humana deles.
Resistência no PTN
O ex-candidato a deputado estadual Odilon Oliveira disse à Manchester que não há hipótese de ele deixar a presidência do diretório municipal do PTN, em Anápolis. O posicionamento dele foi uma resposta à informação anterior sobre articulações dos vereadores Gleimo Martins e Sargento Alberto de assumir o comando partidário, considerando a condição deles de detentores de mandatos eletivos. Odilon Oliveira demonstrou insatisfação com as ações dos vereadores e lembrou que sua ascensão à presidência do PTN se deu por processo eletivo direto em que recebeu unanimidade de votos.
Roubo de carga
Uma carreta Scania Vabis, carregada de cerveja, foi assaltada em Anápolis, num episódio encerrado em Planalmira. Assim que o caminhão deixou a Ambev, com Valdir Carvalho ao volante, dois ladrões assaltaram e desviaram o veículo para a BR-414. Como o veículo saiu da rota, a empresa de monitoramento acionou a PM. No jargão policial o bote aos ladrões foi dado em Planalmira, quando os assaltantes Mathisson Gonçalves Rocha e Vitor Adriano Rocha, ambos residentes em Anápolis, se entregaram sem qualquer reação.
Chororô
Os vereadores estão como na música do Chico Buarque: um pote até aqui de mágoas por não serem atendidos em suas reivindicações à prefeitura – e não reagem!