Rubra no vermelho
Quarta-feira, na abertura da programação jornalística da Manchester, o presidente Leandro Ribeiro, falando ao Orisvaldo Pires, desanimou a torcida da Rubra. O Campeonato Brasileiro da série “D” deixou um rastro de dívidas e os salários estão em atraso. Jogadores estão sendo liberados devido a falta de dinheiro para pagá-los. O presidente chegou ao limite, sem ajuda financeira externa. Resumindo: a Rubra está no vermelho.
Candidaturas precoces
Quatro nomes estão previamente confirmados para disputar a prefeitura de Anápolis em 2016: João Gomes (PT), Edergênio Vieira (PPL), José de Lima (PDT) e Elismar Veiga (PHS). Pessoalmente ou através dos seus aliados eles disseram à Manchester que estão dispostos a entrar na disputa, evidenciando uma eleição concorrida. O governador Marconi Perillo, segundo correligionários, pretende indicar um candidato a prefeito para vencer a eleição em Anápolis. A escolha, óbvio, será em 2.016.
Combate ao crime
A orientação do Conselho Nacional de Segurança Pública é clara: efetivos policiais não devem ser escalados para registros de acidentes sem vítimas ou na vigilância de prédios públicos. É esta a justificativa do Ministério Público para transferir a parte burocrática das colisões de veículos para a Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT).
Projeto da BR-4l4 avança
Após audiência em Brasília com o ministro Paulo Sérgio Passos (Transportes) o deputado federal Rubens Otoni, via Manchester, anunciou a aprovação dos estudos técnicos para construção de um viaduto e duas obras de engenharia ao longo da BR-4l4, que será duplicada entre o trevo de Corumbá e a entrada para o novo presídio. O objetivo é melhorar a segurança no acesso à região do Recanto do Sol, à Base Aérea e aos Bairros Santos Dumont e Monte Sinai. A etapa seguinte é a elaboração do projeto executivo, orçado em R$ 500 mil – apenas o projeto.
Porre caro
Sozinho, ao volante de um ônibus de turismo com o qual retornava de Anápolis para Brasília, o motorista Júlio Cesar Ferreira decidiu que o momento sugeria um porre – e exagerou. Os demais motoristas notaram que ele ziguezagueava na pista e chamaram a Polícia Rodoviária Federal. Atuado em flagrante, o condutor, de 39 anos, não teve dinheiro para pagar a fiança arbitrada em R$ 7.240,00. Ficou detido em Anápolis.
Nudez castigada
Soaram mal na Câmara Municipal as extravagâncias de corpos seminus na Parada do Orgulho Gay, em Anápolis, domingo passado. Os vereadores Mauro Severiano, Wederson Lopes, Jackson Charles e Vilmar Silvestre se revezaram ao microfone para descrever às cenas abomináveis produzidas pelos integrantes do desfile, e condenaram os excessos. Os vereadores acharam conveniente levar as próximas edições para regiões distantes dos olhos da população.
Parada violenta
Em meio à passeata a jovem Leidiane Gonçalves Amorim, 18 anos, deu vários golpes de canivete na ex-namorada dela, de 16 anos, flagrada aos beijos com outra mulher. A agressora foi presa, a vítima atendida no Hospital de Urgências, e, depois, transferida para Goiânia.
Justiça acessível
No período de 24 a 28 de novembro acontece mais uma edição da Semana Nacional de Conciliação, indicada pelo Conselho Nacional de Justiça. Aproximadamente 600 processos estão protocolados e aptos a entrarem na pauta de avaliação para possível acordo entre as partes. A juíza Aline Tomaz, coordenadora do projeto, informou que serão julgadas preferencialmente as ações relativas a pensão alimentícia, divórcio, DPVAT e cobranças em geral. Foram escalados 150 profissionais do direito para orientar as pessoas, que serão atendidas por quinze juízes.
Assinou, valeu!
Em caso de acordo entre as partes o que for definido tem valor de execução judicial, cabendo penalidade à parte que descumprir o que ficou acertado. A Semana Nacional de Conciliação será na Faculdade Anhanguera.
Estrada precária
Usuários da G0-222, entre Anápolis e Nerópolis, usaram a Manchester para denunciar a precariedade da estrada. O radialista José Eugênio informou que em toda a sua extensão o asfalto foi tomado por buracos. O matagal e árvores invadiram parte das pistas comprometendo a visibilidade que é importante fator de segurança. A estrada Anápolis-Nerópolis, segundo a jornalista Nislei Ferreira, que a utiliza com frequência, é alternativa para caminhoneiros que desejam alcançar a BR-153. Carretas circulam com frequência por ali, deixando um rastro de destruição no pavimento, que não tem estrutura para suportar a movimentação de veículos de grande porte.
Pedido da emissora
A Manchester fez contato com a direção de operações da Agetop, que ficou de enviar uma equipe de fiscais para inspecionar a estrada. O diretor Francisco Humberto concederá entrevista, na próxima semana, para anunciar as providências da AGETOP.
Decisão do DEM
O Democratas tem uma decisão em nível nacional de não aproximação com o Partido dos Trabalhadores. Em Anápolis, segundo o presidente Carlos Cesar Toledo, não é diferente: o DEM não se aproxima do PT. Para 2016, o DEM terá chapa completa de candidato a prefeito, vice-prefeito e vereadores. Carlos Cesar Toledo explicou que o DEM vai convidar o empresário Wilson de Oliveira a retornar à agremiação. Wilson, na eleição de 2012, disputou a prefeitura de Anápolis pelo DEM, mas depois optou pelo PSDB.
Penúria dos ceramistas
As cerâmicas de Anápolis (trinta empresas, que oferecem mais de mil empregos diretos), passam por dificuldade para a obtenção das licenças de funcionamento. O presidente da associação do segmento Sebastião Donizete Ferreira disse à Manchester que as exigências são absurdas e pretendem enquadrar em uma legislação nova as estruturas das cerâmicas que foram fundadas há várias décadas. É o caso, por exemplo, da Cerâmica São Vicente, fundada há 75 anos, e que os técnicos querem enquadrar em uma legislação modernizante, o que praticamente obrigaria à demolição do prédio e início de um novo projeto. Sebastião Donizete informou que nenhuma cerâmica conseguiu obter a licença e que elas operam em condição irregular, portanto, vulneráveis à ação de fiscais que a qualquer momento podem aplicar multas ou simplesmente fechas as empresas.
Ajuda à polícia
Em meio ao turbilhão de denúncias sobre violência contra comerciantes e moradores dos bairros situados na região do Vivian Parque, o delegado Daniel Nunes (1º.DP), que tem jurisdição naquela área, fez um apelo através da Manchester: ele pediu que as vítimas denunciem seus algozes pelo telefone 197. A ligação é anônima, mas é importante que sejam oferecidos dados sobre os assaltantes que estão inquietando as pessoas.