Política de resultado
Algo diferente ocorre nas articulações para a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Anápolis. Dezessete vereadores (excluindo os petistas) se reuniram e decidiram que o futuro presidente será selecionado a partir desse grupo, que rejeita a hegemonia do PT. Mesmo vereadores da base do prefeito João Gomes, torcem o nariz à hipótese de outro petista no comando do Legislativo. Com seis mandatos consecutivos no curriculum, o vereador Maurão tem boa chance de presidir a casa.
Silêncio comprometido
Projeto tocado em conjunto por vários órgãos, a Patrulha do Silêncio, que por um período funcionou bem, perdeu fôlego nos últimos meses. Uma reunião no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), nesta semana, levantou várias alternativas para pôr de pé a Patrulha do Silêncio. Os promotores Marcelo Henrique dos Santos e Sandra Mara Garbelini cobraram providências para devolver à população a paz comprometida pelo som automotivo.
Falta sintonia
As trocas de comandos na PM, recentemente, junto com a falta de sintonia entre a Divisão de Posturas, GGIM, CMTT e Polícia Militar foram apontadas como causas do esvaziamento da Patrulha do Silêncio. O coronel Paulo Inácio sugeriu (e o grupo acatou) a instalação de um rádio da PM dentro do GGIM, para facilitar os contatos necessários no combate aos barulhentos.
Potencial de crescimento
A criação de cooperativas de catadores e a coleta seletiva elevaram o recolhimento de recicláveis em Anápolis para 5% do potencial da cidade. Conclusão: o potencial de crescimento é um atrativo ao mercado.
Post-mortem
A solenidade foi simples, mas de grande significado à família do homenageado. Quarta-feira, Marconi Perillo inaugurou a foto de Jonas Ferreira Alves Duarte na galeria de ex-governadores de Goiás, no saguão do Palácio Pedro Ludovico. Governador entre 1º de julho de 1.954 a 31 de janeiro de 1.955, Jonas Duarte foi qualificado por Marconi como “homem sério, íntegro e empreendedor”.
Apelo à CMTT
Comerciantes e moradores da Rua Amazonas com a Rua Bela Vista, perto da Feira do IAPC, denunciaram à Manchester o assustador número de acidentes, quase diários, naquele cruzamento. Outros pontos de conflitos: esquinas das Avenidas L-5 e L-15 (Jardim Europa) e no entorno do Cais do Jardim Progresso.
Manutenção em dia
O engenheiro Wesley Flávio de Lima, diretor da CELG na região de Anápolis e na parte Norte de Goiás, informou que o programa de manutenção que a empresa realiza está dentro do protocolo de prevenção para evitar apagões. A CELG faz podas constantes das árvores em contato com as redes de distribuição. O serviço é feito tanto no perímetro urbano quanto na zonal rural.
Risco potencializado
A BR-414, principalmente nas imediações do povoado de Planalmira, registra constantes acidentes graves. O último aconteceu na terça-feira, por volta de 13 horas. Foi o capotamento de um caminhão carregado de eucalipto, resultando na morte do jovem Igor Gomes de Oliveira, de 18 anos.
Números expressivos
A secretaria de Saúde informou que foram realizados 27.949 atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no período de agosto a setembro deste ano. O Hospital Municipal, de janeiro a setembro, ofereceu 76.580 assistências diversas. Entre os pacientes de queimaduras, o número chegou a 13.430 casos. Esses dados foram apresentados durante recente inspeção às duas unidades feita pelo Ministério Público.
Erosão que assombra
Os Moradores da Rua Brasil, na Vila Celina, perto do Bretas, estão em pânico com uma erosão que avança em direção às residências, constituindo-se num risco à integridade das pessoas que moram nas proximidades. Em poucos meses, a margem do córrego foi perdendo sustentação e chegando muito perto das casas. O secretário Leonardo Viana informou que em uma semana será assinada a ordem de serviço para a empreiteira iniciar a obra de recuperação das margens do Córrego Água Fria.
Modernização
A emissão de carteira profissional em Anápolis está suspensa até cinco de janeiro, acompanhando decisão que prevalece em todo o estado de Goiás. O delegado do Trabalho, Degmar Pereira, informou à Manchester que o Governo Federal determinou mudanças na forma de emissão do documento, implantando um sistema mais moderno e ágil. Pela nova metodologia, o interessado obterá a carteira no mesmo instante da requisição, enquanto atualmente a expedição demora, no mínimo, cinco dias. Entretanto, para que seja implantado o novo sistema, é indispensável a paralisação das emissões de CTPS. O serviço só será reativado em cinco de janeiro.
Posse responsável
Com o slogan “Bicho não é lixo”, o Centro de Zoonoses realiza uma cruzada em Anápolis para que as pessoas tenham responsabilidade em relação aos seus cães e gatos. O motivo da lembrança é porque, em geral, donos de animais têm tolerância com eles apenas enquanto são filhotes e saudáveis. Na velhice ou na doença, os cães são abandonados nas ruas e entregues à própria sorte.
Produto de furto
Mais de cem itens diversos, apreendidos com uma quadrilha que furtava em bairros de Anápolis, estão à disposição dos proprietários com a delegada Genya Maria, no 5º DP (Recanto do Sol). Estão relacionados aparelhos sonoros, eletrodomésticos, roupas, celulares, relógios e muitos produtos de pequeno valor. Os interessados precisam provar que são proprietários para recuperar seus pertences.