Sono pesado
O ex-vereador e médico Gilberto Longhi dormia tranquilamente no sofá, TV ligada, enquanto um ladrão vasculhava a casa dele na Vila Nossa Senhora da Abadia. Pelo menos umas três vezes o delinquente passou a centímetros da vítima, que só acordou quando a Polícia Militar acionou a campainha para comunicar que a caminhonete S-10 levada pelo assaltante foi recuperada, com muitos estragos.
Fim do sossego
O ladrão, Claudio Mathias da Silva (Barbacena), titular de extensa ficha criminal, foi preso em flagrante. Atrapalhado, bateu a caminhonete contra um caminhão de lixo. Após 17 anos de paz, o susto de terça-feira à noite convenceu o médico Gilberto Longhi a mudar de endereço.
Cobertor curto
Enquanto internamente são buscadas alternativas para fazer render o dinheiro da saúde, externamente Anápolis é vista como alternativa a assistência à saúde. Domingo à noite uma ambulância plotada da Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças (MT) fazia manobra para estacionar (e desembarcar pacientes) na porta da Santa Casa.
Déficit comprometedor
O Hospital Espírita de Psiquiatria, sempre ameaçado por entraves financeiros, tem déficit mensal de R$ 180 mil, conforme informou à Manchester o diretor Cauby Moreira Pinheiro. A prefeitura de Anápolis e o governo estadual prometeram ajuda de R$ 100 mil mensais, cada um. Até quarta-feira, nenhum dos órgãos havia mandado o dinheiro prometido.
Desperdício controlado
Em meio à crise de abastecimento que ameaça o eixo Rio-São Paulo-Minas Gerais as empresas de saneamento passaram a controlar melhor a linha de captação, tratamento e distribuição para reduzir o desperdício, que em nível nacional atinge a média de 37%. Em Anápolis a perda de água que era superior a 60%, caiu para 38%.
No lugar certo
A ex-deputada Onaide Santillo foi nomeada para a superintendência dos direitos humanos, um órgão ligado à Secretaria da Mulher. A experiência acumulada como deputada estadual e primeira dama de Anápolis habilita Onaide Santillo para a função, que se encaixa aos seus conhecimentos no setor social.
Força-tarefa na Ciretran
A Ciretran de Anápolis, alvo de críticas pelos usuários, está sob intervenção de uma equipe de dez técnicos designada pela direção do Detran. A equipe, chefiada pelo major Ivan Figueiredo, da PM, tem a missão de reforçar o serviço de atendimento e melhorar a qualidade do serviço prestado aos usuários. A permanência da força-tarefa é de 60 dias.
Morte a esclarecer
Morte ocorrida em 29 de novembro passado, em uma fazenda durante retiro da Escola Nova Acrópole, de Anápolis, intriga a família da vítima. A senhora Elza Maria Parreira Lopes Tonetto procurou a Manchester para dizer que seu filho Paulo Gabriel Lopes Toneto, 24 anos, foi morto com dois tiros. Enquanto o médico perito Roberto Ferreira, do IML do Distrito Federal, atesta homicídio, a polícia civil de Cocalzinho trabalha com a hipótese de tiros acidentais. A Manchester entrevistou o delegado Adriano Pereira Melo, que preside o inquérito, e ele disse que está reunindo informações para determinar exatamente como ocorreu a morte de Paulo Gabriel Lopes Tonetto.
Investimento em logística
Uma comitiva da CONAB, liderada pelo superintendente do órgão Rubens Rodrigues dos Santos, se reuniu com o prefeito João Gomes para cobrar agilidade na liberação de terreno destinado a construção de graneleiros em Anápolis. A CONAB tem dinheiro no Banco do Brasil para financiar um galpão com 50.000 metros quadrados, para armazenamento de milho. O produto, dos estoques reguladores do Governo Federal, se destina ao abastecimento dos mercados do Norte e Nordeste. O transporte, no planejamento da CONAB, será pela Ferrovia Norte-Sul.
Esforço concentrado
O prefeito João Gomes disse à Manchester que a maior dificuldade é localizar um terreno na dimensão exigida pela CONAB, nas proximidades da Ferrovia Norte-Sul e da estação de transbordo do Daia. Entretanto, a prefeitura não desistiu do projeto, e, segundo o prefeito João Gomes, técnicos do município tentam conseguir a área para o empreendimento.
A volta do PMDB
O PMDB de Anápolis está rearticulando a comissão provisória, após decisão regional de dissolver os diretórios municipais. O empresário Ricardo Naben, historicamente ligado ao PMDB, informou que o momento é de atrair para o partido as antigas lideranças que deram vida à sigla, elegendo o prefeito e sete vereadores num mesmo pleito.
Reforços
O empresário Ricardo Naben reconheceu que é direito do desportista José Maria Gonçalves, presidente da LAF, disputar eleição de prefeito pelo PMDB. Mas disse que a agremiação tem alternativa, incluindo o médico Walter Vosgrau e o vereador Eli Rosa.