Vai passar
A sucessão de fatos negativos que aparentemente têm poder para detonar o PT do mapa partidário brasileiro, é, na visão do presidente regional Ceser Donizete, apenas mais um ciclo de instabilidade. “Tivemos outros momentos ruins que foram superados, a partir da nossa ação política”.
Sem contágio
Outra previsão do petista Ceser Donizete: a crise nacional em nada afetará os interesses do PT nas eleições municipais que se avizinham. Em Anápolis a sigla trabalha pela reeleição do prefeito João Gomes, e, no momento, articula a adesão de outros partidos ao projeto.
A saideira
Os moradores das imediações do Parque Agropecuário Sócrates Diniz comemoram com antecedência a transferência da exposição para o novo endereço, às margens de BR153, próximo à Clube das Acácias. A diretoria do Sindicato Rural de Anápolis achou prudente realizar mais uma edição no antigo parque, entre 24 de abril e três de maio deste ano. É a saideira, para valer.
Insegurança no campo
O presidente do Sindicato Rural Pedro Olímpio Neto e o vice-presidente José Caixeta pretendem retomar o projeto de monitoramento da zona rural, com equipamentos financiados pelo Banco do Brasil e que são instalados nas propriedades. O motivo é óbvio: a violência chegou ao campo e inquieta os moradores.
Apelo à CMTT
Sem nenhuma combinação prévia diversos ouvintes ligaram à Manchester para reclamar da ocupação das calçadas por veículos nas Avenidas Brasil, Minas Gerais, Anderson Clayton e Universitária. A indignação decorre do risco ao trânsito nas ruas, enquanto os passeios são convertidos em estacionamentos.
Aviso aos delinquentes
Dependendo do relato policial constante dos inquéritos, os casos de assaltos em que os autores usam armas de fogo contra as vítimas ou para agredir policiais, na fuga, estão sendo qualificados como latrocínio ou tentativa de homicídio. O juiz Mateus Milhomem explicou que há consenso entre magistrados e promotores da comarca de Anápolis sobre essa tipificação criminal, que em geral resulta em penas maiores, significando mais tempo na cadeia.
Mocós
As estruturas restantes do prédio que abrigou a Nasa, na Avenida Brasil, são usadas como local de encontro de marginais, andarilhos e usuários de drogas. Moradores das proximidades pediram socorro à Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Manchester.
A propósito
O secretário Francisco Rosa (Social) informou que um dos seus agentes foi agredido a pedradas, por moradores de rua, ao tentar fazer contato para interná-los em um abrigo.
Desmonte planejado
Está programada para o dia onze de março a 10ª rodada de negociação envolvendo o Judiciário, Ministério Público, CMTT e TCA visando o desmonte do terminal-2. Naquele encontro será definida a data para início da demolição da parte que bloqueia a visibilidade da Estação Ferroviária. As estruturas metálicas serão reaproveitadas na construção de galpão para abrigar a cooperativa de catadores de recicláveis.
Força auxiliar
A possibilidade de criação da Guarda Municipal, em Anápolis, está em análise e tem possibilidade de financiamento pelo Ministério da Justiça, segundo disse o deputado federal Rubens Otoni. Em audiência com o Ministro José Eduardo Cardoso, da Justiça, esse projeto entrou na discussão. Cabe agora ao prefeito João Gomes e equipe apresentarem um projeto conectado às exigências do Ministério da Justiça.
Ordem no mercado
Os caminhoneiros que trabalham no Ceasa, em Anápolis, serão enquadrados em um esquema especial para carga e descarga de seus veículos, de forma que as operações ocorram sem prejuízos ao trânsito nas imediações do Mercado do Produtor. Por pedidos de ouvintes que ligaram para reclamar do congestionamento, a Manchester falou com o diretor da CMTT Alex Araújo, e cobrou providências. A companhia está agindo em conjunto com a direção do Mercado do Produtor, para montar um esquema de trânsito.
Direito em domicílio
O Procon inova na prestação de serviços em Anápolis, através da sua unidade móvel de atendimento. A partir desta semana, consumidores portadores de necessidades especiais impossibilitados de locomoção têm direito a assistência domiciliar para formalização de suas queixas. Basta que o interessado entre em contato com o órgão pelo telefone 3902.1365 para marcar o horário da visita. Valeriano Abreu, secretário de Defesa do Consumidor, informou à Manchester que são comuns os casos de idosos que têm seus dados usados criminoamente em contratos de empréstimos pessoais vinculados aos seus benefícios. Essas e outras fraudes podem ser combatidas pelo Procon Móvel.
Minha casa…
As obras do Residencial Colorado estão dentro do cronograma, mas ainda não há definição de data para entrega dos 512 apartamentos em construção. O secretário Chico Rosa, Desenvolvimento Social explicou à Manchester que 85% das obras estão concluídos, os serviços seguem sem nenhum entrave. Inicialmente a Caixa Econômica Federal marcou a entrega para março, mas até o próximo mês não é possível completar a parte restante do projeto.
Droga, tô fora!
Aproximadamente cinco mil alunos de escolas públicas de Anápolis integram o PROERD, que é um programa de resistência às drogas, instituído através de parceria da Policia Militar com as instituições escolares. O sargento Borba, um dos instrutores do projeto, disse à Manchester que o maior objetivo do PROERD é passar informações para os jovens sobre as formas de resistência às drogas – como eles devem reagir no caso de serem apresentados a algum tipo de produto entorpecente.
Resultado positivo
O sargento Borba explicou que na rede de ensino são muitos os casos de jovens com problema de droga na família ou que têm pais viciados. A equipe da Polícia Militar se coloca à disposição para palestras em escolas, igrejas e associações de moradores. Os interessados devem fazer contato no 3º Comando Regional da PM, localizado no Parque Antônio Marmo Canedo, na Matinha, Bairro Maracanã.