Avanço da Aids em Anápolis
Anápolis tem 850 pessoas diagnosticadas com o vírus HIV, segundo disse à Manchester o médico Marcelo Daher, infectologista, coordenador do programa de DST/AIDS. Do total, 650 pacientes recebem medicamentos gratuitos que garantem a estabilidade do doente. Marcelo Daher disse que o tratamento é eficiente e assegura a diminuição da carga viral do paciente, e reduz o risco de contágio. A dificuldade é que a medicação é para o resto da vida, desestimulando o uso. Neste ano as estatísticas da secretaria Municipal de Saúde acusam um paciente infectado por dia, numa demonstração prática de que a doença avança em nossa sociedade.
Procure saber
A rede de assistência à saúde mental em Anápolis é formada por três unidades do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), um consultório de rua e um ambulatório com equipe completa de psiquiatra e psicólogo no Cais do Jardim Progresso. A informação é da coordenadora dos serviços, Marinalva Ribeiro Neto, assegurando que Anápolis é bem servida na especialidade de atenção à saúde mental.
E mais…
Pacientes de todas as idades, incluindo crianças, têm acesso garantido aos serviços disponíveis na rede.
Sem limites
Traficantes de drogas desconhecem limites para a maldade, no desejo de vingança. Em débito com um traficante do Conjunto Filostro um casal foi vítima de tentativa de homicídio, terça-feira, por incineração. Richard Rodrigues Toledo, 22 anos, ficou com 90% do corpo queimado; e Emilene Aristides dos Santos, teve 70% do corpo atingidos pelas chamas. A triste história eles contaram aos socorristas do Samu enquanto eram levados para o hospital.
Mocó restaurado
Um prédio de 800 metros2, localizado ao lado da escola do Bairro São José, de propriedade do município, hoje usado por usuários de drogas e desocupados, será recuperado para sediar a Unidade de Estratégia da Família do setor. A informação é do diretor de atenção básica à saúde, Ricardo Carvalho. A prefeitura paga aluguel do prédio situado a poucos metros do mocó, onde funciona o postinho de saúde do bairro.
Trânsito seguro
O prefeito João Gomes e o deputado federal Rubens Otoni foram recebidos em audiência pela superintendente Viviane Esse, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Eles levaram propostas para criação de dois viadutos na BR-060, sendo um em frente a Churrascaria Catarinense, no encontro com a Avenida Independência, e outro em frente ao Posto Presidente, onde a rodovia se funde com a Avenida Pedro Ludovico.
Segurança
À ANTT foram solicitados estudos de engenharia para apontar soluções que ofereçam segurança ao trânsito pela BR-060 nas imediações do Aeroporto de Cargas e na Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Saldo positivo
Ao contrário da tendência nacional, em Anápolis o mercado de trabalho continua saudável, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Em janeiro foram abertas 4.110 novas vagas, com destaque para a indústria que teve 256 empregos como saldo positivo. O treinamento e qualificação funcionam em Anápolis como uma rede de proteção aos trabalhadores, segundo opinião do secretário Ilmar Lopes (Trabalho e Renda).
Comando antidrogas
O advogado Odair Borges assumiu a presidência do Conselho Municipal de Políticas Antidrogas com mandato de dois anos. À Manchester ele informou que planeja reativar o conselho que é formado por 31 integrantes. Uma das missões do colegiado é fiscalizar a aplicação de recursos públicos em comunidades terapêuticas especializadas no tratamento de dependentes químicos. A quase totalidade das instituições, segundo Odair Borges, faz um trabalho sério na recuperação de drogados, mas existem aquelas que desviam de suas finalidades.
Intervenção inédita
Na quarta-feira o Hospital Geral de Goiânia realizou uma cirurgia inédita em Goiás para implante de pele sintética na paciente Delcimaura Lemes do Prado, vítima de um acidente automobilístico, em janeiro deste ano. Ela viajava na região de Quirinópolis, quando o pneu estourou e o carro capotou várias vezes. Para a cirurgia de implante de pele foi convidado o médico Leonardo Rodrigues da Cunha (Hospital de Queimaduras) de Anápolis.
De volta à política
O ex-vereador Edward Júnior assumiu a presidência do PSDC em Anápolis, com o compromisso de organizar a agremiação, atrair novos filiados e formar uma chapa competitiva para disputar vagas na Câmara Municipal. Edward Júnior disse à Manchester que os ex-vereadores Reinaldo Gusmão e José Vieira confirmaram filiação e que outras lideranças de Anápolis estão analisando convites para se reforçarem a cruzada pela reorganização do PSDC.
Secretário polivalente
O secretário de Comunicação, Ceser Donizete, foi empossado no cargo de secretário de Meio-Ambiente. Ele substitui o professor Francisco Carlos Costa, que é funcionário de carreira da Escola SENAI e, para reassumir, teve que deixar a prefeitura. O prefeito João Gomes disse que o acúmulo de funções por dois secretários, Ceser, que responde por duas pastas; e José Roberto Mazon, que comanda três secretarias, não evidencia qualquer dificuldade de relação com partidos da base aliada.
Licitação frustrante
Terminou em frustração a tentativa do Procon de definir a empreiteira que daria continuidade a obra de reconstrução de sua sede, na Avenida Belo Horizonte, Vila Gois. As duas empresas que se habilitaram para a fase final da licitação não apresentaram os documentos exigidos e foram excluídas do processo. Neste caso, segundo o secretário de Defesa do Consumidor Valeriano Abreu a licitação precisa ser refeita. Esta foi a segunda tentativa de resolver as deficiências de um prédio novo, construído de forma incorreta na administração do ex-prefeito Pedro Sahium. Com menos de cinco anos a estrutura apresentou falhas técnicas diversas, incluindo rachaduras que comprometiam a segurança.
Caminho das urnas
O ex-presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Joaquim Jacinto de Lima (Liminha) disse que o PSC, partido que ele preside em Goiás, está presente em 200 municípios e tem projeto de estender sua atividade aos 246 municípios goianos. Atualmente o presidente Liminha se dedica a cooptação de lideranças locais para fortalecer o PSC, com vistas às eleições municipais do ano que vem. Joaquim Jacinto de Lima disse que a estratégia é eleger prefeitos e vereadores no maior número possível de cidades.