A UPA que seria a UPA da Mulher, está passando por adequações e será uma unidade de portas abertas à população em geral, conforme anunciou o prefeito Márcio Corrêa. O ex-prefeito Roberto Naves e a deputada Vivian Naves, estarão na Bahia para o lançamento do projeto Caiado 2026. No PT, o deputado Rubens Otoni divulgou um TBT lembrando os 45 anos do partido. A coluna puxou um pouco mais essa memória.
UPA Central

Em suas redes sociais, o prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa, informou que a UPA Central (que seria a UPA da Mulher), no prédio do Antigo Hospital Municipal “Jamel Cecílio”, deverá ser inaugurada no mês de abril próximo.
Segundo ele, a gestão está finalizando a obra e “corrigindo problemas que impediram a abertura da unidade”. Já explicado anteriormente pelo próprio prefeito, a unidade não será uma UPA da Mulher, porque não há UPA categorizada reconhecida pelo Ministério da Saúde.
Não sendo categorizada, não há repasse de recurso federal para sua manutenção. A UPA Pediátrica funciona com recursos próprios do município e, mesmo assim, não pode deixar de receber pacientes de municípios pactuados.
TBT petista

O deputado federal Rubens Otoni (PT) trouxe para as suas redes sociais, uma lembrança que marca os 45 anos de história do Partido dos Trabalhadores.
Na postagem, ele cita a eleição de 1986, ocorrida no processo de redemocratização do país após o período da ditadura militar iniciada em 1964. Naquela eleição, o partido lançou chapa completa. Darci Accorsi era o candidato a governador, com Mindé Badauy compondo a vice. Augusto de Franco e Athos Pereira eram os postulantes ao Senado.
Hamilton Pereira (Pedro Tierra) era candidato a deputado federal constituinte, inclusive. E ele, Rubens Otoni, candidato a deputado estadual. Rubens não venceu nessa, mas elegeu-se no pleito seguinte para o mesmo cargo.
Naquela eleição, o PT fez duas cadeiras na Assembleia, com Athos Magno Costa e Silva e Antônio Carlos de Moura Ferreira.
Mais TBT

E, aproveitando a deixa do TBT petista, a eleição de 1986 fez o anapolino Henrique Santillo governador de Goiás. Irapuan Costa Júnior, que já tinha sido prefeito da cidade, elegeu-se senador, com o médico Max Lânio Gonzaga Jaime.
Na Câmara Federal, Lúcia Vânia, que era esposa de Irapuan, portanto, ex-primeira-dama, foi um dos nomes de Anápolis, juntamente com Pedro Canedo, Antônio de Jesus (natural de Anápolis) e Aldo Arantes (natural de Anápolis).
Na Alego, elegeram-se Frederico Jaime Filho (de Pirenópolis mas ligado a Anápolis), igualmente a Ronaldo Jayme; Solon Batista Amaral (natural de Anápolis); Carlos Rosemberg Gonçalves (natural de Anápolis); Romualdo Santillo (irmão do governador eleito Henrique Santillo).
Comendadora

A primeira-dama de Anápolis, Carla Lima Corrêa, foi uma das agraciadas com a Comenda “Berenice Artiaga”, outorgada pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em comemoração ao Mês da Mulher.
Ela e a presidente da Câmara Municipal, vereadora Andreia Rezende, receberam a honraria por indicação do deputado estadual Amilton Filho.
“Essa comenda é um reconhecimento que nos motiva a continuar lutando por mais espaços, igualdade e oportunidades. Obrigada a todos que compartilham desse compromisso e celebram conosco essa conquista!”, escrever Carla Corrêa nas suas redes sociais.
Apoio

A deputada estadual Vivian Naves (Progressistas) e o presidente estadual do Republicanos Goiás, Roberto Naves, já são presenças confirmadas no lançamento da pré-candidatura do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) à Presidência da República, no pleito do ano que vem.
O evento será realizado no dia 4 de abril, no Centro de Convenções de Salvador (BA), reunindo lideranças políticas de todo o país.
“Este será um momento decisivo para o futuro político do Brasil, e estou honrada em participar dessa construção ao lado dessa grande liderança”, declarou a deputada Vivian Naves. “Esse evento simboliza o fortalecimento de um projeto que já tem demonstrado resultados”, emendou o ex-prefeito Roberto Naves.

- Na Câmara Municipal de Anápolis, têm sido frequentes os embates entre os vereadores Jakson Chales, do PSB e Rimet Jules, do PT. Vez por outra o tempo fecha e é troca de farpas para todo lado.
- O vereador Domingos Paula (PDT) que andou dando umas trombadas com o líder do Executivo, Jean Carlos (PL). Ele reconheceu alguns avanços que a liderança do colega conseguiu apresentar na casa.
- O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) deve julgar na próxima terça-feira (25), o recurso do governador Ronaldo Caiado e do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, ambos do União Brasil, no processo que apura abuso de poder econômico na campanha eleitoral do ano passado.
- Em decisão de primeira instância, Caiado e Mabel foram condenados à perda de mandatos e à inelegibilidade por oito anos O TRE-GO poderá confirmar, reformar ou anular a condenação imposta na primeira instância.
- A referida ação foi proposta pelo Partido Liberal (PL), apontando possível o uso de estrutura pública estadual em favor da candidatura de Mabel à Prefeitura de Goiânia.
Leia também: “Um marco para a saúde em Anápolis”, diz Márcio Corrêa, sobre intervenção na UPA