Cada vez mais a resposta para a pergunta ‘aceita PIX?’ tem sido positiva nos estabelecimentos comerciais por todo o país. De acordo com pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nove em cada dez pequenos negócios aceitam a forma de pagamento.
O estudo revelou que, em novembro de 2021, 86% das pequenas empresas já aceitavam o famigerado PIX. A maior porcentagem das companhias que aceitam o método de pagamento é referente aos microempreendedores individuais (MEIs), aqueles que faturam até R$ 81 mil por ano. Entre as micro e pequenas empresas, o percentual cai para 85%, mas também está em um excelente patamar.
Cansou da chuva? Mas ela ainda continua, diz previsão
Em outra pesquisa conduzida pelo Sebrae também foi constatado que quem aceita PIX teve uma melhora no faturamento, tendo em vista a facilidade da opção. Além disso, mais de 85% dos brasileiros aprovam o sistema de pagamento. Entre as empresas que mais o utilizam estão: academias e serviços de alimentação (94%); oficinas e salões de beleza (93%). Já as que menos aceitam são as dos segmentos de serviços empresariais (71%) e energia (79%).
Desenvolvido pelo Banco Central, o PIX é uma forma de pagamento que faz transferência automática por meio da internet, sendo um método rápido e seguro. Ele foi lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020, com funcionamento integral em novembro. Funciona 24 horas ao longo dos sete dias da semana.
(Com informações do g1)