Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata no Brasil.
Com o objetivo de mobilizar esse público e atrair seu interesse para o tema, a Secretaria Municipal de Saúde promove uma série de atividades para a conscientização visando o autocuidado e a saúde do homem em geral, como parte do Novembro Azul.
Entre as atividades programadas, destacam-se a coleta de PSA, a aferição da pressão arterial, testes de glicemia e a realização de palestras informativas. Além disso, será incentivada a participação do público em rodas de conversa, onde os participantes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e discutir sobre a importância da prevenção.
“Nossa missão não é apenas mobilizar sobre o câncer de próstata, mas também oferecer suporte e informações para que os homens possam cuidar da sua saúde de forma proativa. A prevenção é a chave para uma vida mais saudável, e a detecção precoce pode fazer toda a diferença na luta contra a doença”, disse o coordenador da Atenção Básica, Wellington Mendes.
As unidades da rede municipal de saúde oferecem uma série de serviços essenciais para promover a saúde masculina, através de ações e atendimentos que incentivam hábitos mais saudáveis, afora das terapêuticas e procedimentos especializados quando necessário. Especialmente durante esse Novembro Azul, todas as unidades da atenção primária à saúde do município reservaram um dia especial para essa causa que merece toda atenção.
O câncer de próstata geralmente é silencioso em sua fase inicial, apresentando sintomas principalmente quando os tumores já estão em fase avançada. Deste modo, o diagnóstico precoce faz toda diferença no tratamento e cura da doença.
Comentários 1