VERSÃO FLIP
sábado, 4 de outubro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 4 de outubro, 2025
Contexto

Novo comando na Secom. E mais Contexto Político

de Claudius Brito
4 de outubro de 2025
em Contexto Político
Reading Time: 6 mins read
0 0
A A
0
Contexto Político

Contexto Político

Sem um titular desde maio último, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Anápolis será ocupara pelo jornalista Sérgio Vazquez Fadul.

Novo comando da Secom

A secretaria municipal de Comunicação da Prefeitura de Anápolis ganha um novo titular. Trata-se do jornalista Sérgio Vazquez Fadul. O profissional foi nomeado pelo prefeito Márcio Corrêa (PL) para ocupar uma área estratégica do governo municipal, na divulgação dos atos, obras e serviços prestados pela municipalidade, assim como alinhar políticas de transparência pública e de imagem institucional da Prefeitura.

A pasta estava vaga desde maio último. Sérgio Fadul traz no seu currículo vasta experiência profissional. Ele foi comentarista da Globo News, passou por várias redações, dentre elas a do O Globo.

Na área de gestão pública, o novo secretário foi assessor do BNDES, consultor do Sebrae e assessoria da secretaria executiva do Ministério da Saúde.

Constituintes

A Constituição de 1988 chega ao seu 37º aniversário no dia 5 de outubro. A lei maior do país foi redigida por uma Assembleia Nacional Constituintes, composta por 559 parlamentares (487 deputados e 72 senadores).

O presidente da Constituinte era o saudoso Ulysses Guimarães (PMDB). Ele teve na época uma “mãozinha” de anapolinos para elaboração da Carta Magna. Melhor, 10 mãos, de cinco parlamentares: os deputados Aldo Arantes (PC do B) e Antônio de Jesus (PMDB) são naturais do município, porém, as bases políticas deles não eram em Anápolis, mas principalmente na capital, Goiânia.

Fernando Cunha Júnior era natural de Itumbiara, mas sua carreira política teve Anápolis como base. Outro deputado constituinte foi Pedro Canedo, que é anapolino de nascimento e um nome ainda bastante atuante na política local.

O senador Irapuan Costa Júnior também assinou a Constituição. Embora natural de Goiânia, ele foi prefeito de Anápolis entre 1973 e 1974. Se contar sua ex-esposa (ex-primeira-dama), Lúcia Vânia, que foi também deputada constituinte, então seriam 12 mãos de seis parlamentares ligados a Anápolis, escrevendo a chamada Constituição Cidadã.

Cobrança reforçada

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) reforçou, na Assembleia Legislativa, a necessidade de uma ação mais efetiva do Governo Estadual para garantir melhorias no Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana).

Ele lembrou que, há três anos, uma auditoria da própria Secretaria de Saúde constatou problemas na gestão das organizações sociais (OSs) na cidade, apontando superlotação e pacientes internados em macas nos corredores. “Estamos cobrando que os contratos firmados assegurem um atendimento digno.

A população merece acesso a um tratamento adequado e a um hospital que funcione de forma regular e com qualidade”, destacou o parlamentar.

Imbróglio dos fios

Após reunião no Ministério Público com a participação de representantes da Equatorial Goiás, o prefeito Márcio Corrêa anunciou a realização de uma grande audiência pública, provavelmente, na próxima terça-feira (7/10), com todos os envolvidos no imbróglio dos cabos soltos nos postes de energia. Inclusive, a ideia é convidar representantes das agências reguladoras nacionais: a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Vai “engrossar o caldo”, porque as agências também não se entendem em relação ao texto da Política Nacional de Compartilhamento de Postes (Poste Legal), um projeto que se arrasta desde 2023, quando foi instituída uma portaria interministerial unindo esforços das duas agências para buscar solucionar o problema no país.

Vamos aguardar! Seria interessante essas representações presentes no debate local.

Inclusão eleitoral

Com o slogan “Votar é meu direito. Garantir meu acesso ao voto é dever da Justiça Eleitoral”, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma nova campanha para ampliar a inclusão de eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida no processo eleitoral, promovendo a igualdade de acesso.

A ação publicitária inclui filme para TV, spot de rádio, vídeos e cards para redes sociais. Todo o material oferece legenda, interpretação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), audiodescrição e contraste de cores adequado para pessoas daltônicas ou com baixa visão.

A campanha será veiculada em canais de rádio e televisão, bem como no canal oficial da Justiça Eleitoral no YouTube.

  • Na segunda-feira (6/10), a Câmara Municipal inicia o calendário de sessões ordinárias do mês de outubro. Promessa de pauta cheia e assuntos polêmicos nos debates entre vereadores.
  • Embora não se tenha registro de casos de bebidas “batizadas” com metanol em Goiás, o governador Ronaldo Caiado comunicou pelas redes sociais uma grande operação com as forças policiais e a área da saúde, para vistorias distribuidoras em todo o estado.
  • Faltando um ano para as eleições gerais de 2026, a movimentação ainda é bem tímida. É que tem muita coisa para acontecer: a publicação do acórdão da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro; a votação (se é que vai acontecer) da anistia e até mesmo o sucesso, ou não, do Brasil com a COP 30.
  • Seja o que acontecer daqui até o final do ano e início do próximo ano, é líquido e certo que o Brasil terá novamente eleições- sobretudo, a presidencial- marcadas pelo divisionismo entre esquerda e direita. Ou vice-versa, para não dar briga.

Leia também: Márcio Corrêa e Pedro Salles afinam a sintonia entre a Prefeitura e o Estado

Rótulos: capa

Mais Artigos

Contexto Político

Esfirras e PL, chapa quente e outras da política

de Claudius Brito
27 de setembro de 2025
0

Márcio Corrêa e a visita de liderança importante do PL. A química Lula-Trump e a “chapa quente do ex-prefeito Roberto...

Contexto Político

Fique por dentro dos principais destaques da coluna política

de Claudius Brito
19 de setembro de 2025
0

Na Câmara Municipal, vereadores partiram para o embate. Mais um? Plenário aprovou a concessão da medalha que leva o nome...

Contexto Político

Condenação e os horizontes de 2026

de Claudius Brito
12 de setembro de 2025
0

Uma semana movimentada com condenação de Bolsonaro; mudança de partido e visita com aceno de pedido de apoio, mirando horizontes...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui