VERSÃO FLIP
sábado, 6 de setembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 6 de setembro, 2025
Contexto

Novo hospital é um marco para mudanças na saúde em Anápolis

de Claudius Brito
12 de novembro de 2021
em Anápolis, Gestão Pública, Saúde
Reading Time: 5 mins read
0 0
A A
1
NOVO HOSPITAL

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e o governador Ronaldo Caiado elogiam iniciativa do Município. O Hospital Municipal Alfredo Abrahão será uma unidade de porta aberta para vários tipos de atendimentos.

Claudius Brito

Nas palavras do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, “entregar um hospital não é algo trivial”.

“Hospitais [públicos] nascem e vivem para atender os que sofrem, os mais necessitados”, destaca o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

“Esse hospital vai ser uma revolução na saúde pública em Anápolis”,

afiança o prefeito Roberto Naves.

“Este hospital que o prefeito está entregando funcionando representa a excelência que nós queremos na saúde para o Estado de Goiás”, ressalta o governador Ronaldo Caiado.

As citações dão uma dimensão do que o novo hospital deve representar para a saúde em Anápolis, sobretudo, no momento em que a pandemia do novo coronavírus começa a arrefecer e a população precisa de buscar aquele atendimento que deixou de ser feito por conta das medidas restritivas.

Inaugurado oficialmente na última terça-feira, 09/11, o Hospital Municipal Alfredo Abrahão chega com a responsabilidade de mudanças no atendimento à população na rede pública local, além de quebrar paradigmas, como a capacidade de o Município estruturar um hospital e o que é mais difícil: mantê-lo.

Na terça-feira (09), com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino; do deputado federal Zacharias Calil; dos estaduais, Amilton Filho e coronel Adailton; do ex-deputado federal e ex-ministro Alexandre Baldy, além de vários vereadores, secretários municipais e estaduais, a unidade foi entregue oficialmente à comunidade.

O governador Ronaldo Caiado não pode estar presente, por conta do funeral do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador Iris Rezende.

Ele, entretanto, fez questão de vir no dia seguinte para uma visita à unidade, juntamente com o prefeito Roberto Naves; o secretário municipal de Saúde, Júlio César Espíndola e outras autoridades.

Durante a inauguração na terça-feira, também estiveram presentes duas filhas de Alfredo Abrahão- Maria de Fátima e Mirian Abrahão- esta última, casada com o empresário Samir Hajjar, mais conhecido como Samirão.

Eles são pais da médica intensivista Ludhmila Hajjar, que se tornou reconhecida nacionalmente por sua atuação como médica, pesquisadora e, mais recentemente, foi eleita uma das mulheres mais influentes do Brasil no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

“Esta homenagem é uma honraria sem igual para toda família”, disse Mirian Abrahão, lembrando um pouco da história do pai.

Parcerias

Governador Ronaldo Caiado, o prefeito Roberto Naves e o vice, Márcio Cândido, percorreram as instalações e conversaram com funcionários

Para o prefeito Roberto Naves, a conquista é fruto de parcerias com os governos estadual e federal e, também, fruto do trabalho da equipe da saúde.

E, conforme frisou, esse novo hospital representará “um grito de liberdade para a saúde em Anápolis”.

Em seu discurso, o prefeito lembrou que ao assumir o cargo, o Cais Jardim progresso funcionava de forma precária e com situação de insalubridade. “As pessoas que vinham aqui buscar atendimento saiam mais doentes”.

O chefe do executivo destacou que o atual Hospital Municipal, já de muito tempo, conta com uma estrutura obsoleta e sem condição, portanto, de oferecer uma prestação adequada de serviço à população.

Com a pandemia, a Prefeitura montou uma rede própria de atendimento para pacientes da Covid-19 e parte dessa estrutura pode ser alocada para a estruturação do novo hospital municipal.

Vale ressaltar que uma parte da estrutura física ocupa uma parte do antigo prédio do Cais Jardim Progresso e outra parte é nova, ou seja, foi edificada recentemente.

Estrutura

O Hospital Municipal Alfredo Abrahão contará com um total de 75 leitos, sendo 10 leitos de UTI, além de três centros cirúrgicos.

A unidade conta com mais de 3 mil metros de área construída e será um hospital de “porta aberta” para atendimento em ortopedia, traumas e queimaduras.

Além do atendimento ambulatorial (consultas) e exames médicos.

De acordo com o prefeito Roberto Naves, o desenho da nova unidade representará um ganho imensurável em termo de operacionalidade e economicidade.

A gestão do hospital, ainda de acordo com o chefe do Executivo anapolino, será feito por uma Organização Social, nos moldes do que já ocorre na UPA de Perfil Pediátrica que, hoje, conforme assinala, tem uma aprovação popular de quase 100%.

Cirurgias eletivas

Com capacidade máxima, o hospital poderá realizar até 50 cirurgias eletivas por dia

Durante a solenidade de inauguração, o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, sinalizou um repasse de recursos para a realização de cirurgias eletivas. No dia seguinte, o governador Ronaldo Caiado confirmou o aporte de R$ 10 milhões.

O recurso, segundo ele, será repassado à medida em que as cirurgias forem realizadas e os procedimentos auditados.

A previsão é que a verba possibilite o custeio das cirurgias por cerca de três meses, ajudando a reduzir a demanda que ficou reprimida ao longo da pandemia, em razão das restrições de segurança sanitária.

Quando os três centros cirúrgicos estiverem em pleno funcionamento, a capacidade máxima será de até 50 cirurgias eletivas/dia.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou a importância da iniciativa tomada pelo prefeito Roberto Naves e sua equipe de colocar o hospital em funcionamento, contando com a parceria do Governo Federal.  Isso, num momento em que o País atravessou e atravessa uma das maiores crises sanitárias causada pela pandemia.

Rótulos: destaque

Mais Artigos

Em concorrido encontro, rotarianos têm palestra especial sobre a dinâmica do mercado imobiliário.  Foto: Ana Carolina Machado

Rotary Anápolis Oeste debate o crescimento e as oportunidades do mercado imobiliário local

de Anna Rhaissa
5 de setembro de 2025
0

Palestra reuniu especialistas e empresários para discutir o setor, destacando tendências, desafios e potencial econômico. O Rotary Club Anápolis Oeste...

Foto: Paulo de Tarso

Mercado imobiliário de Anápolis registra crescimento acima da média nacional e motiva empreendedores

de Nilton Pereira
5 de setembro de 2025
0

Segundo o IBGE, a Cidade  recebeu quase 17 mil novos moradores em dois anos, o que dá novas e boas...

Fibrose cística é uma condição crônica que prejudica pulmões, pâncreas e sistema digestivo. Iagem: Reprodução

APAE Anápolis destaca diagnóstico precoce no Dia Mundial da Fibrose Cística

de José Aurélio Mendes
5 de setembro de 2025
0

Instituição é referência em Goiás em triagem neonatal, atendendo mais de 1,8 mil pacientes com doenças raras. Fernanda Arantes, coordenadora...

Carregar Mais

Comentários 1

  1. Sinira Rodrigues says:
    4 anos atrás

    Parte física estrutural nova. E a parte humana ? Será que vão continuar com aqueles funcionários trogloditas? É necessário uma reforma geral.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Foto: Rafael da Silva Xarão

    Passagem do transporte coletivo de Anápolis pode ir a R$ 8,19 por decisão judicial

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • O golpe da chamada silenciosa que pode transformar seu “alô” em um grande problema

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Filho menor é batizado sem o conhecimento do pai em Anápolis e provoca repercussão internacional

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • O direito de sofrer em paz

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Estado de Goiás é condenado por prisão injusta após erro em reconhecimento fotográfico

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui