No Brasil, em 2021, 98,7% das latinhas de bebidas foram coletadas e recicladas.
A empresa Novelis reciclou 64% delas, cerca de 21 bilhões de unidades. Entre 2010 e 2020, a porcentagem de laminados para latas de bebidas produzidos através de material reciclado passou de 33% para 77%, dentro do total de laminados para latas produzidos. A empresa recicla cerca de 490 mil toneladas por ano de latas de alumínio. Só pra ter uma ideia, isso equivale ao peso de 3.267 baleias-azuis, o maior animal que já viveu na Terra.
Tal iniciativa remete à importância econômica, social e, acima de tudo, ecológica, pois retira do ambiente uma enorme quantidade de metais que prejudicam o solo e causam outros estragos. Seria bom, portanto, que os governos, de maneira geral, incentivassem esta atividade, o que garantiria o sustento para milhares de famílias.
Uma cidade do porte e do dinamismo econômico de Anápolis, por exemplo, bem que poderia sediar um projeto dessa envergadura, pois além do material gerado em seus domínios, absorveria os recipientes vazios de várias outras comunidades da região, o que resultaria em um grande e avançado sistema de coleta e destinação correta para milhões de latinhas de bebidas em geral.