Reunião realizada com cerca de 50 presidentes e a diretoria teve como objetivo traçar as metas para o triênio.
As Comissões da OAB Anápolis já desenvolvem, há anos, relevante trabalho perante a população de Anápolis. E agora, na nova gestão, a sociedade ganha um “plus”. Samuel Santos, advogado especialista em Direito Empresarial e Presidente da Subseção, desafiou as Comissões para realizarem, anualmente, no mínimo, três projetos, sendo, um destinado à capacitação jurídica da advocacia; outro, atendendo aos anseios da sociedade no âmbito municipal, e um terceiro, voltado à atuação assistencial.
Os Presidentes das Comissões abraçaram a ideia. Alguns já vinham desenvolvendo essa linha há algum tempo como, por exemplo, a Comissão de Direito Tributário. Na defesa dos interesses do advogado, promove Seminários e Congressos como capacitação profissional.
No âmbito social, está sempre de olho, participando dos das discussões junto a Prefeitura e da Câmara Municipal, quando a temática é tributos. Já na assistência social, já desenvolveu cursos de educação financeira na rede municipal de ensino.
Durante a pandemia, A OAB Anápolis também desenvolveu importante papel de assistência social ao convidar a sociedade a doar alimentos.
Foram confeccionadas e distribuídas mais de 7 toneladas de alimentos à população, além de agasalhos e cobertores, num processo organizado à partir da criação de uma Comissão especial, que atuou no período mais severo da pandemia.
Com o sucesso do projeto e de outros exemplos dentro das já existentes, veio a ideia de mobilizar todas as outras Comissões em volta dessa temática.
Atuação Assistencial
Nas Comissões é onde as coisas acontecem. Até porque seria impossível que a Diretoria atendesse sozinha uma demanda apresentada. Todos os pedidos apresentados pela advocacia e sociedade, que envolvem ação da OAB, são processados e destinados à uma Comissão específica.
A partir daí define-se uma linha de atuação, entregando respostas efetivas e concretas. O presidente Samuel Santos afirma categoricamente: “Estamos cumprindo a finalidade da OAB prevista em nosso estatuto, de atender não somente os anseios da advocacia, mas se fazer presente na defesa dos interesses da sociedade, da justiça social, da democracia, dos direitos humanos”.
Entre as comissões mais atuantes, além do de Direito Tributário, estão a de Direitos e Prerrogativas dos Advogados, de Direitos Humanos, da OAB Mulher e Combate à Violência Contra a Mulher, do Direito de Família e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
São realizadas reuniões periódicas, mensais, para dar celeridade aos projetos. “Estamos em todas as áreas, atuando em todas as frentes, valorizando a advocacia e cumprindo nosso papel de defesa da cidadania”, complementa o presidente.
Além das diretrizes e das boas vindas aos novos presidentes, a diretoria anunciou ainda a criação de sete novas comissões:
Comissão da Liberdade Religiosa;
Comissão de Direito Desportivo;
Comissão de Direito Internacional;
Comissão de Direito Sindical;
Comissão Especial de Combate à Violência contra a Mulher;
Comissão Especial de Direito Educacional;
Comissão Especial de Estudo e Defesa do Porte de Arma.