A OAB Anápolis completa 51 anos de fundação, com um café da manhã para advogados e convidados, celebrando uma trajetória marcada por conquistas e desafios para a advocacia e a sociedade. Criada em 1973, a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil é uma das mais antigas e atuantes do estado de Goiás, contando com mais de 3 mil advogados e advogadas inscritos. Ao longo de sua história, a OAB Anápolis tem se destacado por sua atuação em defesa dos direitos e prerrogativas da advocacia, bem como dos direitos humanos, da cidadania e do estado democrático de direito.
Leia também: Requisitos para Contratação de Menores de 18 Anos: Garantindo um Ambiente de Trabalho Seguro e Legal
Segundo seu presidente, Samuel Santos, a OAB Anápolis também tem se empenhado em oferecer aos seus inscritos uma estrutura adequada e moderna para o exercício profissional, bem como oportunidades de capacitação, atualização e aperfeiçoamento jurídico. “A Subseção conta com uma sede administrativa reformada e reestruturada, com salas de atendimento, de audiência e de produção técnica, equipadas com computadores, impressoras, scanners e internet. Além disso, a Subseção instalou salas de autoatendimento nos juizados especiais, possibilitando que a advocacia realize seu trabalho e atendimentos em todos os prédios judiciais nos quatro cantos da cidade”, exemplificou.
Aproximação
Nos últimos anos, o papel da OAB Anápolis se tornou ainda mais relevante, em uma aproximação com a advocacia e sociedade. Nesse último ano não foi diferente. Para Samuel, em um complexo período pós pandemia, a Subseção desenvolveu e apoiou diversas iniciativas de caráter social, educacional e cultural, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da cidadania. Um dos projetos de maior destaque foi o OAB vai a Escola “Advocacia pela Paz”, que levou a mensagem de cidadania e de respeito aos direitos humanos para mais de 700 escolas públicas estaduais e municipais; dentre elas, 50 em Anápolis, com a participação de mais de 100 advogados e advogadas voluntários. O projeto teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre temas como democracia, direitos fundamentais, violência, bullying, racismo, homofobia, meio ambiente, entre outros, por meio de palestras, debates, oficinas e atividades lúdicas.
Outra iniciativa que merece destaque foi a realização do Seminário de Interiorização Jurídica do Conselho Federal da OAB, um dos maiores eventos Nacionais da Escola Superior da Advocacia, que teve como sede a cidade de Anápolis. “O evento reuniu os maiores juristas do país, dentre advogados, procuradores, juízes, desembargadores e ministros, para discutir temas relevantes e atuais do direito, como reforma tributária, direito digital, direito ambiental, direito penal, direito do consumidor, entre outros. O evento contou com a presença de mais de 2 mil participantes, entre profissionais e estudantes de direito”, lembrou o presidente.
Dedicação
Samuel declarou que 2024 também ser um ano de muito trabalho e realizações. “Celebrar 51 anos de fundação é um motivo de orgulho e de gratidão para todos nós que fazemos parte da OAB Anápolis. Nossa Subseção é fruto do trabalho, da luta e da dedicação de muitos advogados e advogadas que nos antecederam e que nos inspiram a seguir em frente. Agradecemos a todos que contribuíram e contribuem para o fortalecimento da nossa Subseção, da nossa advocacia e da nossa sociedade”, disse ele.