Em encontros regionais, movimento Eleições de Fato combate a desinformação nas subseções e busca parceiros
O movimento Eleições de Fato, uma iniciativa da Comissão Especial de Combate à Desinformação e Corrupção Eleitoral (CECDCE) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), tendo como foco a atuação em todas as subseções da seccional. Lançado no final do mês de maio último, o projeto visa o enfrentamento à desinformação e à corrupção nas eleições de 2022.
Ao todo, 57 municípios de Goiás contarão com o recebimento e a análise de denúncias de fake news e corrupção eleitoral através dos mesmos canais (Instagram, WhatsApp e site).
De acordo com o presidente da CECDCE, Samuel Balduíno, a intenção é usar a advocacia e as subseções na divulgação de conteúdo informativo e no recebimento de denúncias.
“Ao recebermos denúncias de corrupção eleitoral, por exemplo, em algum município, vamos enviar as informações para os representantes da subseção, para que seja feita a checagem da veracidade junto ao Cartório Eleitoral. Os representantes também poderão conversar com o denunciante e se aprofundar em cada caso”, explica Balduíno.
Polícia segue no caso de motorista de van que abusou de criança
Nas respectivas subseções, a atuação do movimento Eleições de Fato contará com membros indicados pelos presidentes, de modo com que todos possam auxiliar no recebimento e checagem dos conteúdos, seja por vídeo, foto, áudio ou mensagens.
Com o objetivo de atuar em um processo eleitoral mais seguro e transparente, a OAB-GO também promoverá palestras e debates nas subseções, que discutirão assuntos como a integridade do processo eletrônico de votação, a efetividade do sistema de cotas de gêneros e a desinformação eleitoral à luz do Direito Eleitoral brasileiro, entre outros temas.
Segundo Samuel Balduíno, a intenção com as palestras é “esclarecer as regras eleitorais, bem como a integridade do processo eleitoral, especialmente do processo eletrônico de votação”.
Anápolis
O movimento Eleições de Fato tem um comitê regional já instalado em Anápolis, o qual engloba os municípios de Goiás, Itaberaí, Inhumas, Nerópolis, Trindade, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Bela Vista e Itapuranga.
Para o presidente da subseção de Anápolis, Samuel Santos, é um dever da OAB defender a Constituição Federal, a ordem jurídica do Estado Democrático de Direito e pugnar pela boa aplicação das Leis.
“A subseção de Anápolis se sente muito honrada em participar de tão importante e relevante projeto, que será uma dentre as várias ações que buscarão contribuir com o processo eleitoral deste ano”, afirma.