Estudantes do 8º e 9º ano podem participar da competição; inscrições seguem até dia 30.
Faltam poucos dias para os jovens goianos se inscreverem na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), uma iniciativa voltada para ensinar práticas sustentáveis e promover o uso consciente da energia elétrica. A meta é mobilizar 8.512 estudantes de 151 escolas públicas e privadas em Goiás.
Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em parceria com o Instituto Abradee e 48 distribuidoras de energia do país, a competição oferece desafios interativos e prêmios atrativos. Em Goiás, o projeto conta com o apoio da Equatorial Goiás.
As inscrições, gratuitas, estão abertas até o dia 30 de setembro e podem ser realizadas pelo site oficial (www.onee.org.br).
Professores também participam
Além dos estudantes, professores interessados no tema podem participar da iniciativa, recebendo formação gratuita. O objetivo é capacitar os educadores para apoiar os desafios interativos que os alunos irão enfrentar, utilizando um formato leve e gamificado.
Prêmios e cronograma
Entre os prêmios estão medalhas, notebooks para os alunos que se destacarem e vagas diretas na 2ª etapa da Olimpíada Nacional de Ciências 2026. Provas e desafios ocorrerão durante o mês de outubro, e a grande final nacional será realizada no dia 6 de novembro, em Brasília, com a presença dos destaques de cada estado.
Confira o calendário:
- Inscrições: Até 30 de setembro.
- Formação de professores: Durante setembro.
- Provas e desafios: Outubro.
- Final nacional: 6 de novembro.
A ONEE é uma oportunidade única de incentivar o aprendizado através da tecnologia e sustentabilidade, impactando comunidades inteiras. Não deixe de participar!