Vice ideal
O vice-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Céser Donizete, tem uma teoria interessante para traçar o perfil do vice ideal para uma chapa majoritária. Segundo ele, o vice tem que ser alguém que completa o candidato.
Mais ou menos assim, mas não é o que pode ocorrer: sendo o candidato de um católico, o vice seria um evangélico; sendo homem o candidato, a vice seria uma mulher; sendo o candidato torcedor da Rubra, o vice seria do Anápolis. Claro que nenhuma dessas alternativas pode ser preenchida.
Mas não deixa de ser uma boa teoria. E o PT está em busca de um vice que possa preencher a chama do pré-candidato Antônio Gomide, na Prefeitura de Anápolis.
As tratativas estão ocorrendo e a intenção é de buscar um vice que seja de fora da federação, que tem junto com o PT, o PC do B e o PV. Essa escolha ainda depende dos partidos que vão se aliar ao projeto petista para essas eleições de 2024.
E no PL?
No Partido Liberal, que tem à frente o pré-candidato Márcio Corrêa, surgiram informações nas redes sociais dando conta que o vice na chapa seria o médico Walter Vosgrau, que pertence aos quadros do MDB.
Consta que o convite já teria sido feito e o pré-candidato está no aguardo de uma resposta.
Se isso ocorrer, de fato, será mais uma pedra no sapato do vereador Leandro Ribeiro, também do MDB. Ele que já enfrenta resistências internas entre os liberais, por conta de ter seu nome ligado ao prefeito Roberto Naves 9Republicanos), embora tenha se distanciado dele após a sua saída do PP.
Ainda, em relação à vice do PL, quem também está no páreo é o médico oftalmologista e presidente municipal do MDB, Pedro Paulo Canedo, que vem de família tradicional na política Anapolina.
Xadrez político
Se não viabilizar seu nome para a vice na virtual chapa de Márcio Corrêa (PL), o vereador Leandro Ribeiro (MDB) pode até ficar fora da disputa das eleições municipais. Ele mesmo já havia dito não ter a pretensão de candidatar à reeleição para o cargo.
Se não for vice e nem candidato à reeleição, seu projeto político deverá ser para 2026. Agora, se decidir concorrer à vereança novamente, lá no MDB já tem três mandatários que podem concorrer à reeleição: Seliane da SOS, José Fernandes e Trícia Barreto.
E, dificilmente, a legenda faria quatro cadeiras na eleição que vem. Isso é o que se pode dizer de xadrez político.
Deputados aqui
Foi aprovado na Assembleia Legislativa (Alego), um projeto de lei do deputado estadual Paulo Cezar Martins (PL).
A proposta prevê isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos, no estado, para a pessoa com deficiência ou PcD. Essa proposta, vale ressaltar, foi uma das primeiras sugestões apresentadas à Casa por meio do aplicativo “Deputados Aqui”.
Leia também: Jogo Limpo: PF apura manipulação de resultado em Campeonato Brasileiro da série D
A iniciativa foi da estudante Rebeca Macêdo, moradora do Entorno do Distrito Federal. Após a sugestão, a matéria foi incorporada pela Comissão em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Naufragou
A Comissão Especial de Investigação (CEI) proposta pelo vereador Policial Federal Suender (PL), para apurar possíveis irregularidade na saúde em Anápolis, dificilmente, deve sair do papel.
A Câmara Municipal está em recesso e a volta somente no começo de agosto, já no final das convenções e perto do início da campanha para as eleições municipais. A maioria dos parlamentes vai concorrer à reeleição e uma CEI, nesse momento, atrapalharia a vida de muitos.
Além do que, a investigação pode ser “contaminada” pelo debate político, que é natural da época. Isso não seria bom. Ainda, mais, em se tratando de uma área tão sensível como é a da saúde.
A CEI seria válida, mas num momento mais apropriado.
Foco na gestão
O prefeito Roberto Naves (Republicanos) está em uma verdadeira maratona de assinaturas de ordens de serviços e de entrega de obras. A agenda vai estar ainda mais ocupada no mês de julho, por conta das comemorações do aniversário da cidade.
Ele tem dito que seu foco está todo voltado à gestão.
Sobre as eleições em Anápolis, o chefe do Executivo afirma que a bola está com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que manifestou apoio a Eerizânia Freitas, também do UB.
Como anapolino que é e mirando voo alto na política em 2026, quem sabe, uma candidatura à presidência da República, Caiado terá que concentrar esforços para levar a eleição no município, que é o terceiro maior colégio eleitoral.
Homenagem da Alego
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará nesta sexta-feira, 28/6, uma sessão solene itinerante em comemoração aos 117 anos de Anápolis.
Na oportunidade, personalidade e profissionais atuantes em diversas áreas, serão homenageados com o Certificado de Mérito Legislativo.
O evento será a partir das 19 horas, na Câmara Municipal. O autor da iniciativa é o deputado estadual Antônio Gomide (PT). A data foi antecipada, devido ao período eleitoral.
- Os deputados Wagner Camargo Neto (Solidariedade) e Issy Quinan (MDB) apresentaram, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que concede Título de Cidadania Goiana a Arthur Antunes Coimbra. Nada menos que o craque de futebol Zico.
- 30 de julho, segundo o calendário das eleições de 2024, é a data a partir da qual as emissoras de rádio e de televisão ficam vedadas a transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato ou pré-candidata.
- Como a data cai num domingo, tem muito profissional que vai se despedir dos microfones na véspera, ou seja, agora neste sábado (29).
- Simples assim: para fazer a inscrição como mesário voluntário pelo e-Título, basta acessar o aplicativo, clicar em “Mais Opções” e, em seguida, em “Mesário voluntário” e confirmar a inscrição.
- Mostrar trabalho, gastar sola de sapato e pedir voto. Os vereadores e vereadoras candidatos à reeleição terão muito trabalho pela frente. A eleição para o cargo é uma das mais difíceis. Não tem aquela de achar que já ganhou.