O lançamento ocorrerá a partir de uma coletiva de imprensa que acontecerá no 1º Batalhão Bombeiro Militar, sediado em Goiânia.
O objetivo principal da ação, de acordo com a corporação, é evitar mortes por afogamento, em especial no Rio Araguaia, durante o mês de julho, quando ocorre a chamada alta temporada, marcada pela grande presença de turistas em toda a região.
A ação conta com parcerias da Semad Goiás (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e da Goiás Turismo.
Equipamentos
No lançamento, serão apresentados os novos materiais e equipamentos utilizados na operação, o material educativo, além do embarque do reforço dos militares que partem para rios e balneários do estado.
Uma das marcas da operação será o melhor uso da tecnologia na proteção da vida. Drones serão utilizados pelos bombeiros.
As imagens captadas por uma câmera de alta resolução instalada no aparelho são transmitidas em tempo real para um tablet que fica com o piloto.
Ademais, o equipamento apoia o trabalho do Corpo de Bombeiros em salvamentos aquáticos e terrestres, na busca de pessoas e no resgate de corpos afogados.
Colete
O Corpo de Bombeiros Militar voltará a falar sobre a importância do uso do colete salva-vidas.
Ele é o principal equipamento de segurança aquática e evita a morte por afogamento.
Um bom colete deve oferecer flutuabilidade, modelagem ajustada, boa amplitude de movimentos para os braços, tirantes resistentes e dispositivos de ajuste bem eficientes.
Barragens permitirão instalação de grandes indústrias no DAIA
O trabalho educativo também será realizado para sensibilizar a população da importância de pequenos cuidados como forma de evitar grandes tragédias.
Há mais de quatro décadas, o CBMGO faz anualmente a proteção dos turistas durante as férias do mês de julho.
Área
São mais de 200 quilômetros de proteção ao longo do Araguaia e seus afluentes.
Os bombeiros empenhados na operação compõem grupo seleto de profissionais especializados no salvamento em ambientes aquáticos.
Eles receberam treinamentos intensivos de salvamento aquático com aeronave, salvamento aquático em áreas alagadas, sobrevivência em áreas cercadas por águas, técnicas de salvamento aquático, travessias de longa duração, operações de busca e resgate subaquático, manutenção e operação de embarcações.
(Informações e imagens de divulgação do CBMGO- https://www.bombeiros.go.gov.br/)