Com patrocínio de indústria farmacêutica com planta em Anápolis, projeto oferecerá formação para artistas e interações nos ambientes hospitalares, com cerca de 90 horas de preparação
Para que o peso da luta pela vida alivie um pouco mais, um convidado vindo do circo entra em cena levando um poderoso remédio contra a angústia: o riso.
O projeto Blitz da Alegria leva a Anápolis a formação para artistas e prepara 90 horas de ações artísticas em ala hospitalar da cidade, durante o segundo semestre deste ano.
A realização é da Amora Produções Culturais, a partir de projeto contemplado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e patrocínio da Blau Farmacêutica, uma das principais indústrias farmacêuticas da América Latina, focada na produção de medicamentos de alta complexidade para o segmento institucional, com forte presença hospitalar.
Sorriso, um aliado
O sorriso é um poderoso aliado quando no dia a dia da luta pela vida, tanto para os que sofrem, como aos que têm o papel de salvar e cuidar.
“Para além da filantropia, o ambiente hospitalar pode se tornar um espaço de atuação cultural, enriquecida pelo conhecimento e a preparação do artista”, aponta o idealizador do trabalho, Gilbert Diniz.
A primeira fase do projeto proporciona uma formação para artistas e pessoas interessadas na arte da palhaçaria, mesmo sem ampla experiência em cena.
Uma capacitação intensiva, mas descontraída, que será ministrada pelo próprio Gilbert. Serão disponibilizadas 30 vagas, de forma totalmente gratuita, a serem anunciadas em breve.
Selecionados
Entre os que fizerem a formação, 12 artistas serão selecionados para a ação nos hospitais, contando com uma bolsa-auxílio de 1,5 mil reais.
Essa preparação perpassará os conceitos que envolvem a palhaçaria, as potencialidades individuais dos participantes, exercícios teatrais e a orientação da performance do artista em ambiente hospitalar.
Já na segunda etapa, o projeto vai às alas hospitalares autorizadas na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, contando com mais de 90 horas (3 horas por visita) durante o segundo semestre de 2023, interagindo com pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
“Ao público e artistas envolvidos, apresentaremos o palhaço como um agente ativo e humanizador no ambiente de saúde, descobrindo os benefícios reais que o riso e a sublimação pela arte podem trazer a esses espaços”, destaca Gilbert.
Patrocínio
Em Goiás, a patrocinadora do projeto é a Blau Farmacêutica, que possui uma planta em Anápolis e tem como objetivo ajudar na promoção de um mundo mais saudável e sustentável por meio de projetos como a Blitz da Alegria.
Ao apoiar e incentivar ações como essa, a companhia vai além dos medicamentos de alta complexidade para as áreas de imunologia, hematologia, oncologia, nefrologia, infectologia, anestesiologia, entre outros, complementando os cuidados com alegria, acolhimento e boas risadas, ou seja, proporcionando uma outra forma de cura e autocuidado, como nesta ação de arte e saúde.
Desde 2021, a Blau tem um Comitê focado em pautas relacionadas ao social, meio ambiente e governança, e segue focada em dar suporte a instituições e projetos filantrópicos, de várias formas.
Em março deste ano, a indústria levou os pilotos da StockCar Allam Khodair e Diego Nunes, da equipe Blau Motorsport, para fazer uma visita ao Hospital ACCG Santa Casa de Anápolis.
Realização
A proposta do Blitz da Alegria surge da pesquisa e experiência do ator e diretor Gilbert Diniz, que coordenou ações como o “Clínica do Riso”, que em 2005 iniciou parcerias com a Prefeitura de Betim (MG) e expandiu para a Capital mineira em 2008, contando com os atores da Companhia Nós Dois.
Como surgiu?
Entre os anos de 2009 e 2010, surgiu outro projeto desta ideia que é o Plantão do Riso, em parceria com o Sesc nas cidades mineiras de Betim e Contagem.
O estilo do palhaço que inspira o projeto é o Clown, que tem como principais características o “atrapalhamento” e o cômico que há no próprio trejeito do comportamento humano, livre de maldades e julgamentos, se apresentando de forma sincera e pura.
A produção do projeto é da Amora Produções Culturais que, desde 2012, desenvolve projetos e presta consultoria a entes públicos e privados em ações artísticas e sociais. Além de Anápolis, o projeto Blitz da Alegria acontece em municípios de Minas Gerais (Pirapora e Buritizeiro) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre).
SERVIÇO
- Projeto Blitz da Alegria
- Produção: Amora Produções Culturais
- Idealização: Gilbert Diniz
- Patrocínio: Blau Farmacêutica
Este projeto foi contemplado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução
Texto: Luiz Eduardo Rosa/Imagens: Gabriehl Oliveira e Gilbert Diniz