VERSÃO FLIP
terça-feira, 20 de janeiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 20 de janeiro, 2026
Contexto

Palhaçaria nos hospitais levada a sério

de Claudius Brito
20 de junho de 2023
em Arte e Cultura
Reading Time: 5 mins read
0 0
A A
0
Imagens: Gabriehl Oliveira e Gilbert Diniz

Imagens: Gabriehl Oliveira e Gilbert Diniz

Com patrocínio de indústria farmacêutica com planta em Anápolis, projeto oferecerá formação para artistas e interações nos ambientes hospitalares, com cerca de 90 horas de preparação

Para que o peso da luta pela vida alivie um pouco mais, um convidado vindo do circo entra em cena levando um poderoso remédio contra a angústia: o riso.

O projeto Blitz da Alegria leva a Anápolis a formação para artistas e prepara 90 horas de ações artísticas em ala hospitalar da cidade, durante o segundo semestre deste ano.

A realização é da Amora Produções Culturais, a partir de projeto contemplado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e patrocínio da Blau Farmacêutica, uma das principais indústrias farmacêuticas da América Latina, focada na produção de medicamentos de alta complexidade para o segmento institucional, com forte presença hospitalar.

Sorriso, um aliado

O sorriso é um poderoso aliado quando no dia a dia da luta pela vida, tanto para os que sofrem, como aos que têm o papel de salvar e cuidar.

“Para além da filantropia, o ambiente hospitalar pode se tornar um espaço de atuação cultural, enriquecida pelo conhecimento e a preparação do artista”, aponta o idealizador do trabalho, Gilbert Diniz. 

A primeira fase do projeto proporciona uma formação para artistas e pessoas interessadas na arte da palhaçaria, mesmo sem ampla experiência em cena.

Uma capacitação intensiva, mas descontraída, que será ministrada pelo próprio Gilbert. Serão disponibilizadas 30 vagas, de forma totalmente gratuita, a serem anunciadas em breve.

Imagens: Gabriehl Oliveira e Gilbert Diniz
Imagens: Gabriehl Oliveira e Gilbert Diniz

Selecionados

Entre os que fizerem a formação, 12 artistas serão selecionados para a ação nos hospitais, contando com uma bolsa-auxílio de 1,5 mil reais.

Essa preparação perpassará os conceitos que envolvem a palhaçaria, as potencialidades individuais dos participantes, exercícios teatrais e a orientação da performance do artista em ambiente hospitalar.

Já na segunda etapa, o projeto vai às alas hospitalares autorizadas na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, contando com mais de 90 horas (3 horas por visita) durante o segundo semestre de 2023, interagindo com pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.

“Ao público e artistas envolvidos, apresentaremos o palhaço como um agente ativo e humanizador no ambiente de saúde, descobrindo os benefícios reais que o riso e a sublimação pela arte podem trazer a esses espaços”, destaca Gilbert.

Patrocínio

Em Goiás, a patrocinadora do projeto é a Blau Farmacêutica, que possui uma planta em Anápolis e tem como objetivo ajudar na promoção de um mundo mais saudável e sustentável por meio de projetos como a Blitz da Alegria.

Ao apoiar e incentivar ações como essa, a companhia vai além dos medicamentos de alta complexidade para as áreas de imunologia, hematologia, oncologia, nefrologia, infectologia, anestesiologia, entre outros, complementando os cuidados com alegria, acolhimento e boas risadas, ou seja, proporcionando uma outra forma de cura e autocuidado, como nesta ação de arte e saúde.

Desde 2021, a Blau tem um Comitê focado em pautas relacionadas ao social, meio ambiente e governança, e segue focada em dar suporte a instituições e projetos filantrópicos, de várias formas.

Em março deste ano, a indústria levou os pilotos da StockCar Allam Khodair e Diego Nunes, da equipe Blau Motorsport, para fazer uma visita ao Hospital ACCG Santa Casa de Anápolis.

Realização

A proposta do Blitz da Alegria surge da pesquisa e experiência do ator e diretor Gilbert Diniz, que coordenou ações como o “Clínica do Riso”, que em 2005 iniciou parcerias com a Prefeitura de Betim (MG) e expandiu para a Capital mineira em 2008, contando com os atores da Companhia Nós Dois.

Como surgiu?

Entre os anos de 2009 e 2010, surgiu outro projeto desta ideia que é o Plantão do Riso, em parceria com o Sesc nas cidades mineiras de Betim e Contagem.

O estilo do palhaço que inspira o projeto é o Clown, que tem como principais características o “atrapalhamento” e o cômico que há no próprio trejeito do comportamento humano, livre de maldades e julgamentos, se apresentando de forma sincera e pura.

A produção do projeto é da Amora Produções Culturais que, desde 2012, desenvolve projetos e presta consultoria a entes públicos e privados em ações artísticas e sociais. Além de Anápolis, o projeto Blitz da Alegria acontece em municípios de Minas Gerais (Pirapora e Buritizeiro) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre).

SERVIÇO

  • Projeto Blitz da Alegria
  • Produção: Amora Produções Culturais
  • Idealização: Gilbert Diniz
  • Patrocínio: Blau Farmacêutica

Este projeto foi contemplado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/91) – Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução

Texto: Luiz Eduardo Rosa/Imagens: Gabriehl Oliveira e Gilbert Diniz

Rótulos: Arte e CulturacapahospitaisPalhaçaria

Mais Artigos

Programação cultural da ULA celebra o Natal e valoriza o Mercado Municipal de Anápolis

de Vander Lúcio Barbosa
22 de dezembro de 2025
0

Eventos natalinos da ULA transformaram o “Mercadão” em espaço de arte, memória e encontro cultural Símbolo histórico da cultura e...

Anápolis recebe oficina de iniciação ao teatro com Alex Amaral

de Jornal Contexto
11 de dezembro de 2025
0

Oficina de teatro em Anápolis terá imersão prática e mostra final aberta ao público A APCSA – Associação Pró-Cultura Santana...

Foto: @mairaerlich

Foto brasileira é eleita uma das melhores do ano pela National Geographic

de Anna Rhaissa
8 de dezembro de 2025
0

Revista destaca obra que retrata impacto do afundamento de bairros em Maceió A National Geographic selecionou a fotografia da fotojornalista...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Câmera do elevador registrou quando Daiane Alves Souza foi para o subsolo para religar a energia elétrica do prédio onde morava em Caldas Novas (Foto: Reprodução/Vídeo)

    Mulher some sem deixar rastros após descer ao subsolo de prédio em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Um chamado à ação coletiva

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Policlínica: obra “republicana” que vai mudar estrutura da saúde em Anápolis. Veja imagens!

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Idosa morre em Anápolis após picada de aranha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Rubra lamenta perda de ídolo década de 80 e segue com campanha no Goianão

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui