A partir do ano que vem, a Diocese de Anápolis contará com o reforço de um bispo auxiliar. Após um longo processo de escolha no Vaticano, o Papa Francisco chancelou o nome do padre Dilmo Franco de Campo, da Diocese de Formosa. A informação foi dada pelo bispo Dom João Wilk, na última quarta-feira, 27/11, durante entrevista à Rádio Manchester.
Segundo apurou o Jornal CONTEXTO, o padre Dilmo é natural de Formosa, tem 47 anos de idade e foi ordenado presbítero no dia 10 de janeiro de 1998. Atualmente, ele é reitor do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia.
Sem confidenciar a data, que deve ser mantida em segredo, Dom João Wilk contou que fez o pedido de um bispo auxiliar devido às limitações de sua saúde, tendo em vista o esforço exigido na condução dos trabalhos na Diocese de Anápolis, que abrange 18 municípios e conta com 60 paróquias, mais de 100 padres, além de várias pastorais que requerem o seu trabalho permanente. Este trabalho, agora, poderá, conforme disse, ser compartilhado com o bispo auxiliar.
A escolha do bispo auxiliar, conforme Dom João Wilk, é um processo criterioso. Através de uma rede de informações, vários nomes são encaminhados ao Vaticano, onde são analisados por uma congregação de bispos e arcebispos. É feita uma seleção de candidatos e os nomes dos candidatos são repassados ao Papa, que faz a nomeação.
O padre Dilmo Franco de Campos será ordenado bispo no dia 25 de janeiro do ano que vem, durante cerimônia religiosa na Diocese de Formosa. No dia 1º de fevereiro, haverá uma cerimônia promovida pela Diocese de Anápolis, para a apresentação aos fiéis católicos do bispo auxiliar.