Pesquisadores apontaram uma relação entre o uso do medicamento e problemas graves, como danos ao fígado e doenças cardíacas. Confira os perigos associados ao seu uso.
Para que serve o paracetamol?
Segundo o Conselho Federal de Farmácia, o paracetamol é um “fármaco indicado para aliviar dores de cabeça, febre e dores corporais geralmente ligadas à gripe”.
Os perigos do paracetamol à saúde
Uma pesquisa publicada no Arthritis Care and Research revelou que o consumo contínuo de paracetamol pode aumentar os riscos de complicações graves, como sangramentos gastrointestinais, insuficiência cardíaca e doenças renais crônicas, principalmente em pessoas acima de 65 anos.
Além disso, o medicamento pode ser prejudicial para indivíduos com peso inferior a 50 kg, com condições pré-existentes no fígado ou rins, ou que consomem mais de 14 unidades de álcool semanalmente (cerca de seis taças médias de vinho).
Embora eficaz no tratamento de dores e febres, o paracetamol requer uso cuidadoso, especialmente em populações vulneráveis.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.
Leia também: Editorial 982 – Transparência