Município quer ajudar a Codego nos preparativos da área que será destinada à expansão do Distrito Agro Industrial de Anápolis. Assembleia já aprovou cessão do terreno do Governo de Goiás para a companhia.
O prefeito Roberto Naves deve receber nesta terça-feira, 06/07, o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás (Codego), Renato Castro, para acertar uma parceria entre o município e a empresa do governo responsável pela criação e manutenção dos distritos industriais de Goiás.
Durante entrevista à imprensa na tarde da última sexta-feira (02), Roberto Naves disse que equipes técnicas da Prefeitura devem auxiliar a Codego no tocante aos preparativos da área que o Governo de Goiás está repassando à companhia para que esta possa destinar às empresas que querem se instalar no Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA).
Trata-se de parte de uma área do projeto da Plataforma Logística Multimodal, com cerca de 1 milhão de metros quadrados.
Apesar de já contar com infraestrutura de ruas abertas com asfalto e meio fio e energia elétrica, o local ainda carece de outros investimentos como, por exemplo, em esgoto.
A Assembleia Legislativa aprovou, na semana passada, o projeto da governadoria repassando a área para a Codego.
Fila de interessados
Conforme se tem divulgado, há uma fila com mais de 40 empresas querendo se instalar no DAIA, o que não está sendo possível por falta de áreas.
A área repassada à Codego poderá ter mais de 100 lotes. O que, entretanto, não significa o número de empresas que poderão se instalar nesses lotes, já que uma planta fabril pode necessitar de vários lotes.
Roberto Naves destacou que trata-se de uma conquista importante para a retomada econômica pós-pandemia, inclusive, destaca que nesse sentido é a Prefeitura, ao mesmo tempo, busca acelerar os cursos de qualificação, como ocorreu com o contrato firmado com o Senai, que visa atender a demanda específica de empresas instaladas no DAIA, dos setores automotivo e farmacêutico.
“Não adianta abrir empresas se não tivermos as pessoas capacitadas”, ressalta Roberto naves, acrescentando que a qualificação profissional deve ser impulsionada através de novas parcerias.
Cursos de Qualificação
A Prefeitura e o Senai firmaram parceria para a oferta de 140 cursos de qualificação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no Espaço da Oportunidade, que fica na Avenida Senador José Lourenço esquina com a Avenida Goiás, bem ao lado da unidade do Sine.
Nesta etapa do contrato, os cursos ofertados serão nas seguintes áreas:
– Fundamentos transversais aplicados à indústria;
– Boas práticas de fabricação;
– Tecnologia mecânica aplicada às operações industriais;
– Mecânico automotivo;
– Mecânico de motocicletas;
– Eletricista predial;
– Eletricista automotivo;
– Torneio mecânico;
– Alimentador de linha de produção.
Ao todo, são 140 vagas. Os cursos têm duração variada, de duas semanas até seis meses. As aulas vão se iniciar no mês de agosto próximo e vão ocorrer em locais diversos, a serem informados quando da inscrição.
Mais informações podem ser obtidas de forma presencial no Espaço do Empreendedor e pelos telefones: (62) 3902-2626 e 3902-2034. Ou no site da Prefeitura de Anápolis- https://novo.anapolis.go.gov.br/
