Nesta quinta-feira, 18/07, uma comitiva da Câmara Municipal, liderada pelo presidente da Casa, Vereador Leandro Ribeiro (PTB), esteve em Brasília para uma reunião no Ministério da Economia, para tratar sobre o possível rebaixamento da Delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB) em Anápolis, ao status de agência. O encontro foi intermediado pelo Deputado Federal Major Vitor Hugo (PSL).
No ministério, a comitiva anapolina foi recebida pelo Subsecretário Geral da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, João Paulo Ramos Fachada Martins da Silva. Ele garantiu que as mudanças na estrutura da RFB – que estarão ocorrendo em todo o País – não afetará o atendimento para os cidadãos. Ele explicou que não será necessário o deslocamento à Goiânia para buscar atendimento, uma vez que os procedimentos serão transferidos eletronicamente para as delegacias e setores responsáveis pela demanda.
O Deputado Federal Major Vitor Hugo salientou que, embora não haja ainda uma definição concreta sobre a transformação da Delegacia da RFB em Anápolis em agência, “vamos continuar com essa luta”, frisou.
O Presidente da Câmara Municipal, Leandro Ribeiro, assinalou que os vereadores estão fazendo a sua parte para que não ocorra o rebaixamento de status. “Saímos da reunião com esperança, mas observamos que o formato já está pronto”, disse, acrescentando que a proposta do Governo Federal é fazer um enxugamento das delegacias, concentrando-as nas capitais e em outras localidades, permanecendo delegacias, mas com a função de fiscalização. Inclusive, foi colocada na reunião a possibilidade de a Delegacia de Anápolis ser encaixada neste perfil, caso haja mudança.
O empresário e ex-superintendente do Porto Seco Centro-Oeste, Edson Tavares, que participou como convidado da comitiva que foi à Receita Federal, disse que em relação à aduaneira, uma eventual mudança de status não traria maiores problemas, em razão de que a RFB já atua lá dentro. No entanto, ele entende que é importante que a Delegacia seja mantida em Anápolis e, inclusive, disse que essa é uma cobrança a ser feita ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que é esperado na cidade para a assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul, no dia 31 de julho.
Bolsonaro
Aliás, sobre essa visita, o Deputado Major Vitor Hugo disse ter sondado com a assessoria de Bolsonaro e não há, ainda, confirmação dessa vinda dele a Anápolis. Por outro lado, já está confirmada a presença do Presidente, em Goiânia, para uma solenidade militar de formatura de um sobrinho dele como oficial da Polícia Militar. Além do Presidente Leandro Ribeiro, a comitiva foi formada pelos vereadores Lélio Alvarenga (PSC), Thaís Souza (PSL), Pastor Elias Ferreira (PSDB) e Deusmar Japão (PSL). Também participaram o vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Henrique Ricardo Batista; o representante do Sindifisco Kleber Cabral, e da CBC, Ricardo Antonio Ventura. (Foto: Fernando Fernandes – Receita Federal)