Filiação

Está marcada para a próxima quinta-feira, 03/10, no Intercity Hotel, às 19 horas, o ato de filiação do secretário municipal de Defesa do Consumidor (Procon), Valeriano Abreu, ao PSD. Ele estava no Podemos, partido pelo qual disputou a eleição de Deputado Estadual, obtendo 33.554 votos. Em 2016, Valeriano foi candidato a Prefeito, obtendo 23.520 votos.
Agasalhamento
O ex-Deputado Jovair Arantes planeja levar o seu grupo político do PTB, possivelmente, para o MDB, comandado em Goiás por Daniel Vilela. O problema é que são muitas lideranças e vários detentores de mandato, que têm projetos para 2020. E, obviamente, no MDB, somando-se às lideranças de lá, não haverá espaço para agasalhar a todo mundo. Assim, é provável que alguns petebistas devam ter como destino o DEM, do Governador Ronaldo Caiado; o PP, do ex-Deputado e ex-ministro Alexandre Baldy, ou alguma outra legenda. Há muitos convites, segundo o próprio Jovair Arantes, que ficou 15 anos no comando do partido em Goiás e, agora, deixa a agremiação após uma ruptura com o presidente nacional, Roberto Jefferson. Em Anápolis, o PTB elegeu o Prefeito Roberto Naves e mais três vereadores na eleição passada: Leandro Ribeiro (atual presidente da Câmara Municipal); João Feitosa e Jean Carlos.
PV se prepara

O Partido Verde, que tem à frente em Anápolis o Vereador Domingos Paula, realizou um movimentado encontro com as suas lideranças e simpatizantes, no Plenário da Câmara Municipal. Dentre elas, o presidente regional da legenda, Cristiano Cunha. Mas, não só os verdes passaram por lá. Também, lideranças de outros partidos prestigiaram a reunião, dentre elas, o Deputado Amilton Filho (SD) e o Vice-Prefeito Márcio Cândido (PSD). Dominguinhos, como é conhecido, disse que o PV já tem chapa pronta para vereador e, até, nomes de sobra. Na eleição majoritária, o PV apóia o projeto de reeleição do Prefeito Roberto Naves. Segundo o presidente do Partido Verde, hoje, em Anápolis, são cerca de 1,7 mil filiados.
Depressão infantil
De autoria do Vereador Alfredo Landim (PT), tramita na Câmara Municipal, um Projeto de Lei Ordinária que visa instituir em Anápolis, a Semana Municipal de Conscientização sobre a Depressão Infantil. Se aprovada, e, sancionada a matéria, o período de conscientização seria na última semana do mês de outubro. A ideia seria realizar palestras, seminários e atividades em escolas, visando despertar a população para o tema, que hoje preocupa as autoridades de saúde em todo o mundo. Uma boa iniciativa. Conscientização nunca é demais, principalmente, quando envolve crianças e adolescentes. Vamos acompanhar.
Carro de som
Um aviso aos navegantes: o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que cabe direito de resposta a ofensas veiculadas a partir de carro de som, uma ferramenta muito utilizada nas campanhas eleitorais. A manifestação do TSE se deu a partir de um recurso especial oferecido à corte pelo prefeito da cidade de Caculé, na Bahia, que em processo pedia direito de resposta a ofensas proferidas por adversários usando carros de som, na campanha de 2016.
Vanderlan: embaixador

Rendeu bons frutos a recente visita do Senador Vanderlan Cardoso (PP) a Anápolis. Amigo pessoal do empresário Arnaldo Pina, que o acompanhou durante a visita, o parlamentar anunciou a destinação de uma emenda de R$ 1 milhão para a Santa Casa de Misericórdia. Na reunião com o Prefeito Roberto Naves (sem partido), Vanderlan se colocou à disposição para defender interesses do Município através do seu gabinete no Senado Federal. E, claro, rolou também ao longo da agenda, muita conversa política sobre as eleições municipais de 2020. Só mais um detalhe: na última eleição, Vanderlan foi o mais votado para o Senado em Anápolis. Ele recebeu nada menos do que 92.133 votos (29,10% dos votos válidos). Então, tem credencial para ser um “embaixador” de Anápolis lá em Brasília.
Balanços em jornais
O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou a Medida Provisória 892/18, que acaba com a obrigatoriedade de publicação de balanços de empresas em jornais. Ele disse que a lei atual, que dá prazo até 2022 para o fim da obrigatoriedade das publicações, é a maneira ideal de lidar com o assunto, para que os jornais continuem existindo. “Colocar uma medida provisória em cima disto, contra os jornais, acho que é uma decisão que não está correta. Não tem necessidade de você obrigar publicação de balanço nos jornais, agora se você tirar essa receita da noite para o dia não é o Valor Econômico que vai acabar, é o jornal do interior”, disse.
Recompensa
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados rejeitou a proposta de recompensa para a pessoa que oferecer informações que contribuam para a prisão de quem cometer crime contra a criança e o adolescente. O relator na CCJ, deputado Léo Moraes (Pode – RO), considerou a matéria injurídica, uma vez que a medida já está prevista na Lei 13608/18, que trata de serviço telefônico de recebimento de denúncias e sobre recompensa por informações que auxiliem nas investigações policiais. Como o parecer da CCJ é terminativo, o texto será arquivado, a menos que haja recurso para que seja analisado pelo Plenário da Casa.
Setentão

O Governador Ronaldo Caiado comemorou a passagem dos seus 70 anos de idade, em uma festa surpresa no Palácio das Esmeraldas. Natural de Anápolis, filho de Edenval Caiado e Maria Xavier Caiado, o atual chefe do Executivo Goiano construiu uma carreira sólida no meio político, como defensor da classe ruralista, como Deputado Federal, Senador e, agora, Governador. A política, aliás, está no seu DNA, o avô, Totó Caiado, foi, também, Deputado Federal e Senador; seu tio, Brasil Ramos Caiado foi Presidente de Goiás (Governador) e também Senador da República. Seu tio-avô, Mário de Alencastro Caiado, integrou a junta governativa que assumiu o poder em Goiás com a Revolução de 1930, tendo sido ainda Constituinte em 1934 e Senador de 1935 a 1937. A lista tem, ainda, os tios Emival Ramos Caiado, que foi Deputado Federal e Senador; Elcival Ramos Caiado, que foi Deputado Federal; os primos Leonino Di Ramos Caiado, que foi Governador de Goiás; Brasílio Ramos Caiado e Ibsen de Castro que, também, chegaram à Câmara Federal.