Tecnologia aliada a segurança. Esse é o lema da Patrulha Rural Georreferenciada da Polícia Militar, em parceria com o Sindicato Rural de Anápolis, lançada na noite da última quinta-feira, 28/11. Dezenas de produtores rurais e autoridades, dentre elas o deputado federal e presidente do Sistema Faeg/Senar, Zé Mário Schreiner, e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, participaram do evento. A inserção de Anápolis no projeto de Patrulha Georreferenciada só foi possível, graças ao engajamento do presidente do Sindicato Rural (SRA), Pedro Olímpio Neto e toda diretoria.
Para ajudar os policiais militares no trabalho, serão utilizados equipamentos como GPS, notebook, celular, drone e um sistema de cadastramento. O comandante do Batalhão Rural da PM, Tenente Coronel Daniel Galvã, explicou que a partir do momento em que a propriedade é cadastrada, são feitas as coordenadas e, quando o morador precisar acionar a PM, bastará informar o número do cadastro que estará afixado na placa de identificação da placa na entrada da propriedade. “Por exemplo, precisamos de socorro na propriedade georreferenciada número 200. Diante dessa informação, os policiais já irão saber onde a propriedade fica”, detalhou Galvão.
O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos aproveitou para ressaltar a importância do cadastro dos produtores ao programa. “A partir do momento em que a propriedade é cadastrada, o morador da zona rural tem mais segurança ainda, já que a Polícia Militar saberá o local exato da sede e dos limites da propriedade”, disse.

Reconhecimento
José Mário Schreiner, presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal elogiou o trabalho exemplar da Polícia Militar goiana. “Temos orgulho da PM, homens que defendem a segurança de quem mora nas fazendas, de quem produz os alimentos, de quem mora na cidade”, pontuou. Schreiner foi além, ao falar dos números da criminalidade. “Nos municípios que contam com a Patrulha, a redução dos crimes como furtos e roubos em fazendas, chegou a reduzir 80%”, finalizou Schreiner.
Já o presidente do Sindicato Rural de Anápolis, Pedro Olímpio Neto, incentivou os produtores rurais presentes na solenidade a se cadastrarem no georreferenciamento da PM. “Quem mora na fazenda sabe de que vivemos num mundo perigoso e, quanto mais segurança, melhor. Então, o Sindicato Rural apoia, investe e incentiva os associados e também todos os moradores de fazendas, chácaras e sítios a participarem do Patrulha Rural”, finalizou o presidente. Mais informações sobre a adesão à Patrulha Georreferenciada da PM e Sindicato Rural de Anápolis podem ser obtidas na sede do SRA que fica Parque de Exposições da BR-153, na altura do Clube das Acácias ou através do telefone/WhatsApp do SRA – (62) 98244-0047. (Fotos: Divulgação Faeg/Senar e SRA)

Gostaria de saber mais sobre a questão dessa patrulha rural