Caiado
A pesquisa Genial Quaest divulgada em 13 de novembro apresenta dois desafios de Ronaldo Caiado, pré-candidato à Presidência da República em 2026: reverter o fato de não aparecer na consulta espontânea e convencer os 34% dos eleitores entre os que dizem que o conhecem, mas que não votariam nele.
Emendas
Cada vereador de Goiânia tem R$ 5 milhões anuais em emendas impositivas. Em Anápolis esse valor é de R$ 410 mil. Mas é preciso fazer justiça: Anápolis é exemplo de como operacionalizar as emendas impositivas, que tem mais transparência e exigem mais critérios de prestação de contas.
Germinadas
Terminou em 14 de novembro o prazo dado pela Prefeitura para liberação de alvará de construção das casas germinadas, construções que compartilham ao menos uma parede lateral com outra estrutura habitacional. Projetos em Anápolis preveem construção de até três casas em um lote em comum.
Discreta
Nomeada secretária municipal de Saúde, Jaqueline Ordan, tem começo de trabalho discreto. Um desafio inicial é mapear melhorias para o atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), ação inclusa na cooperação firmada entre a Prefeitura, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Estado e o Município.
Demanda
O deputado federal Gustavo Gayer (PL), que teve aprovado título de cidadania anapolina, foi beneficiado por seus pares na Câmara Federal, que suspenderam ação penal em seu desfavor, movida pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD). Vanderlan recorreu ao STF para que a decisão seja revertida. Num vídeo publicado nas redes sociais, Gayer teria chamado Vanderlan de “vagabundo” e que teria virado “as costas para o povo em troca de comissão”.
Santa Casa
Diante do recuo nos valores dos repasses para a manutenção dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis busca alternativas. Além dos recursos de emendas dos vereadores, pleiteia ampliar doações de deputados estaduais, federais e senadores.
Na bronca
O vereador Leitão do Sindicato (Avante) reclama do presidente da Codego, Francisco Júnior. Segundo o parlamentar, há dias tenta uma agenda, mas Júnior estaria ignorando o pedido. A pauta: tratar de demandas dos trabalhadores do Daia. Leitão diz que a administração da Codego deve estar “mais próxima dos administradores da cidade e dos representantes da população, mas hoje, pelo contrário, só viram as costas para nós”.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.



