Liberdade para PSD
O PSD de Anápolis tem vários nomes que, já agora, são tratados como potenciais candidatos a deputado estadual em 2026. Ente eles estão o vice-prefeito Walter Vosgrau; o secretário municipal de Indústria e Comércio, Karim Abrahão; o secretário de Esportes e Lazer e vereador licenciado, Divino Antônio Santa Cruz Corinthians; e os vereadores em exercício Carlim da Feira e Elias do Nana.
O senador Vanderlan Cardoso assegura que os nomes dos candidatos de Anápolis a cargos eletivos em 2026 serão escolhidos, com total liberdade, pelos dirigentes e membros do PSD local. Confirmou a tendência de apoiar a candidatura à reeleição de Daniel Vilela (MDB) ao Governo Estadual. “O que recomendamos ao presidente do partido em Anápolis, o Liminha, é que tudo seja feito com diálogo, conversando com todos. Anápolis é referência do partido para Goiás”, disse o senador.
Vosgrau
O vice-prefeito Walter Vosgrau (PSD) chamou de “boato” a especulação nos bastidores políticos, que dão conta de uma possível candidatura sua a deputado estadual em 2026. Disse que o prefeito Márcio Corrêa (PL) informou que só vai tratar desse tipo de assunto a partir de janeiro. E que até fevereiro, em conjunto com o PSD, vai tomar uma decisão. “O que o PSD, o senador Vanderlan e o Liminha quiseram, vamos tocar para frente”, afirmou.
Tarifa Zero
Transporte público gratuito, de qualidade e financiando de forma justa, sem criar novo imposto, em mais de 700 cidades brasileiras. Esse é o conteúdo de um estudo feito por especialistas de universidades brasileiras, modelo viável para implementar tarifa zero, encaminhado do Governo Federal.
Cão morre 1
O cãozinho Ozzy morreu em São Paulo, no dia 29 de novembro, durante a final da Copa Libertadores da América disputada entre Flamengo x Palmeiras, que foi realizado a mais de 4,7 mil quilômetros, em Lima, no Peru. O animal sofreu um infarto, em razão do barulho de fogos de artifício.
Cão Morre 2
A informação foi dada pelo tutor do animal, o cantor amazonense Matheus Santaella, que mora em São Paulo. Ele usou seu perfil no Instagram para comunicar o fato. O assunto foi publicado pelo jornal O Liberal, no dia 30 de novembro. Santaella alertou sobre o uso de fogos em áreas residenciais.
Cão morre 3
Anápolis tem uma lei que proíbe a queima de fogos com estampidos ou qualquer outro artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso. É a Lei Municipal n. 398, promulgada em 15 de dezembro de 2020, de autoria da vereadora Thaís Souza (Republicanos). Embora a lei tenha estipulado o prazo de 90 dias para sua regulamentação, isso não ocorreu até hoje. Além dos cães, o barulho dos fogos afeta crianças autistas, idosos e pessoas internadas em hospitais.
No MDB
O ex-presidente da Câmara Municipal, Leandro Ribeiro, durante entrevista à Rádio Manchester FM, revelou que, desde sua ascensão à subsecretaria de Indústria e Comércio do Governo Estadual, está filiado ao MDB. Leandro está integrado ao projeto de reeleição de Daniel Vilela em 2026 e confirmou o desejo de disputar vaga de deputado estadual.
Mudança
Mas, para tentar mandato na Assembleia Legislativa, Leandro Ribeiro deve se filiar a outro partido. Ele mesmo adianta que tem flertado com o Agir e o Mobiliza, ambos integrantes da base de apoio ao governador Ronaldo Caiado. Entretanto, o empresário e ex-presidente da Associação Atlética Anapolina disse que o seu sonho político se mantém: ser prefeito de Anápolis.
Indústrias
Por fim, Leandro Ribeiro fez um balanço de algumas ações da Indústria e Comércio em benefício de Anápolis. Citou a vinda da IBG – Indústria Brasileira de Gases, que produziria Oxigênio e gases nobres no Daia. A expansão de laboratórios farmacêuticos como GeoLab, Hiperfarma e Brainfarma. A interação da CAOA com um grande grupo chinês, na produção de motores elétricos. Além da Charger Mob, que produz 70% das baterias de celulares usadas na China. E a empresa Coca Cola, do Grupo José Alves, que busca espaço para atuar no Daia.
Santa Casa
O diretor de relações institucionais da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, diácono Júlio César da Silva, disse esta semana que 90% dos atendimentos naquela instituição hospitalar são feitos via Sistema Único de Saúde (SUS). E confirmou que, para cobrir as diferenças dos baixos valores pagos pelo SUS aos procedimentos, busca emendas parlamentares junto a deputados estaduais, deputados federais e senadores. Além de vereadores da Câmara Municipal.
Esgoto
O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou, na terça-feira (2), um requerimento na Assembleia Legislativa de Goiás direcionado ao presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Rodrigues Vale Júnior, e à secretária de Meio Ambiente do Estado, Andréa Vulcanis.
No documento, ele solicita providências quanto aos lançamentos irregulares de efluentes da Estação de Tratamento de Efluentes do DAIA (ETE-DAIA) no Ribeirão Extrema, em Anápolis.
Reforma
O enfraquecimento do concurso como porta de entrada para o serviço público e o achatamento de vencimentos dos servidores, são duas das principais preocupações do professor Marcelo Moreira, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa Econômicas da UEG/Anápolis, e membro sindical, sobre o debate da Reforma Administrativa ora realizada no Congresso Nacional. Também se preocupa com o fim da estabilidade e o favorecimento à condição de submissão do servidor aos políticos de plantão.
Usina da UEG 1
Impressiona a dimensão da Usina Fotovoltaica da Universidade Estadual de Goiás, instalada na área do Campus Central UEG Dr Henrique Santillo, no Km 99 da BR 153/060. É fruto de parceria com a Cia Celg de Participações (CelgPar), inaugurada em abril deste ano. No projeto foram investidos R$ 30 milhões, com recursos próprios da CelgPar.
Usina da UEG 2
A Usina Fotovoltaica da UEG/Anápolis conta com 11.760 placas, em uma área de 100.000 m². O terreno foi disponibilizado pela UEG em convênio com o CelgPar, como parte do Programa de Eficiência Energética do Governo de Goiás, sob a coordenação da Secretaria Geral de Governo (SGG). Possui capacidade de geração de 12.633 MWh/ano.
Devastação
O engenheiro agrônomo da Emater/GO, Álvaro Gonçalo Rodrigues, com o mesmo vigor que defende os produtos agroecológicos, também é crítico contundente das alterações feitas no projeto sobre flexibilização do licenciamento ambiental. Álvaro classifica o projeto como “PL da Devastação”. Segundo ele, o desmatamento do cerrado já chega a 50%, da Mata Amazônica 15% e da Mata Atlântica 90%. E disse que agora o Congresso Nacional “definitivamente abriu a porteira”.
Educação
Pelo menos 3,5 mil crianças, a maioria com idade entre 3 e 5 anos, aguardam vagas para o ensino infantil nas creches da cidade. Na quarta-feira, 3, ao jornalismo da Manchester FM, a secretária municipal de Educação, Adriana Rocha Vilela Arantes, informou que a atual administração ampliou o número de vagas (a rede municipal tem mais de 37 mil alunos). Disse que escolas foram reformadas ou construídas. E que acomodar alunos nas creches é um desafio que perpassa as administrações.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.





