fbpx
VERSÃO FLIP
terça-feira, 5 de julho, 2022
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 5 de julho, 2022
Contexto

Pedestres também têm deveres no trânsito

de Carolina Umbelino
7 de agosto de 2009
em Anápolis
Reading Time: 6 mins read
0 0
0

Não são só os motoristas que devem andar na linha. Pedestres também têm normas de trânsito a cumprir, como, por exemplo, atravessar as vias sobre a faixa exclusiva e respeitar a sinalização. Segundo Glauce Kelly Ferreira, coordenadora de educação para o trânsito para a CMTT – Anápolis, existem as normas de trânsito que regulamentam o comportamento do pedestre em relação aos veículos e, do motorista em relação aos pedestres. Além das situações que afetam o trânsito e que podem colocar em risco a segurança do pedestre, e que também são contempladas pelo código de trânsito.
Alguns motoristas deixam passar despercebidas regras importantes para a segurança no trânsito. Muitos deles não sabem que devem parar antes da faixa de retenção, tanto quando for estacionar o veículo, quanto quando for apenas aguardar a travessia do pedestre. “É importante que essa parada seja gradativa. Algo que acontece muito é quando o motorista se aproxima em alta velocidade e pára repentinamente, pois o pedestre fica confuso e não sabe o que fazer. E, muitas vezes, é durante esse momento de insegurança que acontecem os acidentes”, explica a coordenadora. Outra regra para a proteção do pedestre diz respeito às conversões. Ao fazer uma conversão o motorista deve dar preferência ao pedestre que está circulando na via em que ele vai entrar. Nesse caso mesmo com sinal verde para o motorista que faz a conversão, a preferência é do pedestre que está atravessando a outra via, sobre a faixa. “Segundo o código de trânsito ao entrar numa via, o motoristas deve dar preferência aos pedestres ou veículos que já estão circulando por ela”.
Em Anápolis, de janeiro a dezembro de 2008, foi alto o número de atropelamentos sobre a faixa com o sinal aberto para o pedestre. Também ocorreram casos em que pessoas foram atropeladas fora da faixa e com o sinal verde para o motorista. Para Glauce Kelly o desrespeito existe dos dois lados. Entretanto, quando o sinal abre para o motorista, mas o pedestre ainda não terminou sua travessia, o Código Nacional de Trânsito orienta que a preferência é do pedestre. “Em qualquer circunstância o motorista deve esperar o pedestre chegar o outro lado da via (na outra calçada) antes de cruzar a faixa”. Kelly explica que no trânsito o comportamento do motorista é condicionado, pois muitas vezes o condutor está desatento e age por impulso. No semáforo, por exemplo, onde estão parados vários carros, se um deles avança o sinal a tendência dos outros é avançar junto.
Foi registrado, também, um número significativo de atropelamentos na calçada. Nesse caso a orientação da coordenadora é para afastar-se ao máximo do meio fio. Segundo ela, esse tipo de acidente acontece muito em esquinas, quando os veículos vão fazer a conversão e perdem o controle subindo na calçada. Outro tipo comum de atropelamento, não só na cidade de Anápolis, mas em todo o País, é o atropelamento de crianças acompanhadas dos pais. Kelly explica que a criança é impulsiva e inconseqüente. Portanto, “segurá-la apenas pela mão não é suficiente. Uma criança deve ser segura pelo pulso e ser conduzida sempre por um adulto”.
Em nosso município, as calçadas são irregulares e transitar por elas com carrinhos de bebê e cadeiras de rodas é tarefa difícil. A coordenadora ensina que, se não for possível, portanto, transitar pela calçada, o ideal é que a criança fique junto ao meio fio e o adulto da rua. Por outro lado, se um adulto estiver transitando com várias crianças ao mesmo tempo, na calçada, o ideal é que ele segure nas mãos dos menores. Já na rua, o recomendado é que as crianças sejam dispostas em fila indiana, com os menores na frente, segurando umas nas outras pelo ombro.
De acordo com o Código de Transito em uma via em que existe calçada o pedestre é obrigado a utilizá-la. Portanto, se a calçada está livre e ele está transitando fora dela o transeunte está cometendo uam infração de trânsito. Além disso, existindo uma faixa a uma distância de até 50 metros é de obrigação de o pedestre atravessar por ela. Glauce Kelly orienta, ainda, que o pedestre comunique sua intenção de atravessar, embora isso não seja previsto pelo código. “O motorista, por sua vez, tem obrigação de parar diante da faixa, mesmo que o pedestre não tenha sinalizado”, afirma. “Percebendo a presença de pessoas próximas à faixa a obrigação do motorista é parar”. Mas o pedestre também deve respeitar o semáforo. E onde existe uma faixa e um semáforo, este tem prioridade sobre a faixa.
Nos locais onde não existe calçada, como as rodovias, por exemplo, o código prevê que o pedestre transite pelo acostamento de frente para o fluxo, ou seja, pela esquerda. “É muito mais fácil para o pedestre perceber o veículo do que o contrário”, explica a coordenadora. Desrespeitando qualquer uma dessas regras o pedestre estará cometendo uam infração de trânsito e poderá ser punido – na metade do valor de uma infração leve. Só que o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN ainda não regulamentou de que forma essa punição será aplicada, o que, segundo Kelly, dificulta a fiscalização. Por melhor sinalizada que seja uma cidade, haverá sempre um cruzamento não sinalizado. Nesse caso, o pedestre deve evitar atravessar dentro do cruzamento, mesmo que, para isso, seja necessário fazer duas travessias. Pode-se atravessar no meio do quarteirão, onde há a vantagem de não existirem veículos fazendo curvas, mas eles estarão em maior velocidade. Ou ainda, pode-se atravessar perto do cruzamento, onde a velocidade dos carros é menor, mas o pedestre necessita olhar para os lados para frente e para trás. “Se não há uma faixa de pedestres ele não tem prioridade, e precisa aguardar os carros pararem. Embora o Código Nacional de Trânsito defina que os veículos maiores são responsáveis pela segurança dos menores e todos pela segurança do pedestre”.

Falta orientação específica
Motoristas passam por formação educacional para serem habilitados, o que não acontece com o pedestre. Esse pedestre também pode ser uma criança, ou uma pessoa da terceira idade com problemas visuais e/ou auditivos. Enquanto o motorista é testado nas suas habilidades antes de receber o direito de conduzir um veículo, o pedestre não precisa de nada para ter o direito de ser pedestre. Por isso, o motorista deve sempre ter o cuidado de protegê-lo em qualquer situação.
Entretanto, pedestres e motociclistas são as categorias mais trabalhadas durante as atividades de orientação e educação no trânsito, segundo a coordenadora Glauce Kelly. São feitas campanhas especiais, além das campanhas de rotina feitas nas ruas, nos locais de maior concentração de pessoas circulando a pé, como proximidades de escolas e hospitais. “Fazemos esse trabalho ao longo do ano dentro das escolas, visitando escolas da rede pública e particular, por meio de recursos audiovisuais, jogos educativos, bingo, etc. Depois, do lado de fora da escola aguardando a saída dos alunos para que eles ponham em prática o que aprenderam e ajudem na orientação dos pais – pedestres e motoristas”. Além disso, a equipe de educação no trânsito circula pelas faixas de pedestres nos principais cruzamentos da cidade orientando motoristas e pedestres sobre os seus direitos e deveres.

Denatran
Educação para o trânsito nas escolas

VOCÊ PODE GOSTAR

Base Aérea recebe “marco” para operação dos caças Gripen

Servidores municipais que vão disputar eleição este ano são afastados

Revitalização da Praça Bom Jesus tem início nesta segunda (04)

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) publicou, no último dia 3, a Portaria 147 que estabelece as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito na Pré-Escola e no Ensino Fundamental. O objetivo do Denatran é atender ao disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que determina a implementação da educação para o trânsito em todos os níveis de ensino. Em 2008 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução 265 que regulamenta o tema trânsito como atividade extracurricular no Ensino Médio. Com a publicação das Diretrizes para a Pré-Escola e para o Ensino Fundamental o Denatran também proporcionará aos educadores desses níveis orientações que podem auxiliar a prática pedagógica.
A partir das Diretrizes será possível que os educadores desenvolvam atividades que promovam, por exemplo, a importância de atitudes voltadas ao bem comum, a análise e a reflexão de comportamentos seguros no trânsito. “Mais do que o cumprimento da lei, acreditamos que por meio da educação será possível reduzir o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito e construir uma cultura de paz no espaço público. Isso porque a educação pra o trânsito requer ações comprometidas com informações, mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania” destacou o diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva.
Nas Diretrizes os professores encontrarão fundamentos, princípios e procedimentos previstos nas bases legais que orientam o Sistema de Ensino da Educação Brasileira e o Sistema Nacional de Trânsito, além de conteúdos, sugestões de atividades e orientações didáticas. As Diretrizes da Pré-Escola e as do Ensino Fundamental serão publicadas em forma de livro e encaminhadas a todas as escolas brasileiras. As Diretrizes também estão disponíveis no site do Denatran – http://www.denatran.gov.br/port2009.htm

Educação no Trânsito
O Contran definiu a Educação no Trânsito como o tema da Semana Nacional de Trânsito de 2009. O tema será trabalhado por todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) durante o decorrer do ano. A primeira ação do Denatran referente ao tema foi o Projeto Viva o Trânsito que atenderá 59.066 escolas do ensino fundamental. O Viva o Trânsito é um conjunto composto por dois softwares educativos e três livros paradidáticos , cada um contendo duas histórias infanto-juvenis . O conjunto completo está sendo distribuído aos alunos de 883 municípios brasileiros integrados ao SNT. Com isso, o Denatran atenderá 59% dos alunos matriculados no ensino fundamental, um total de 19.630.000.

Mais Artigos

Base Aérea de Anápolis

Base Aérea recebe “marco” para operação dos caças Gripen

de Jornal Contexto
5 de julho de 2022
0

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) realizou no dia 1º/07, a cerimônia de inauguração do novo prédio do Primeiro Grupo...

Centro Administrativo Anápolis

Servidores municipais que vão disputar eleição este ano são afastados

de Claudius Brito
4 de julho de 2022
0

Servidores públicos municipais de Anápolis que vão disputar cargos eletivos no pleito de outubro próximo, tiveram a publicação do afastamento...

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Associação Educativa Evangélica (AEE) é a nova dona do Hospital Evangélico Goiano (HEG)

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Morre filho do Governador Ronaldo Caiado

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Base Aérea recebe “marco” para operação dos caças Gripen

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Por Que os Judeus São Ricos?

    2 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Feira gaúcha ‘invade’ Anápolis a partir de sexta (1º)

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar