O volume de atividades turísticas em Goiás registrou alta de 4,3% quando comparados os meses de maio de 2025 e de 2024, apontou a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Este foi o oitavo aumento seguido. Os acumulados no ano e em 12 meses também se mantiveram positivos, com 6,2% e 7,2% de avanço, respectivamente.
Para o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, o resultado reflete diretamente ações não apenas diretamente envolvidas com o próprio setor, mas também outras áreas como a segurança pública.
“Com os índices de criminalidade em baixa, conseguimos não apenas atrair novos turistas, como fidelizar aqueles que já descobriram os encantos do nosso Estado”, avalia.
Naves também frisa a diversidade cultural e geográfica que há em Goiás, capaz de agradar aos mais variados públicos.
Brasil
A pesquisa do IBGE também apontou os índices nacionais. No país, as atividades turísticas recuaram 0,7% em maio de 2025, frente ao mês imediatamente anterior, após ter avançado 3,2% em abril. Com isso, o segmento de turismo se encontra 12,4% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 1,1% abaixo do ápice da sua série histórica, alcançado em dezembro de 2024.
A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.
A imagem da Cachoeira das Andorinhas, em Damianópolis, retrata um dos atrativos da Região Turística Terra Ronca.
Com informações da Agência Estadual de Turismo- Goiás Turismo
Leia também: Veja os novos horários de atendimento das unidades da área social da Prefeitura de Anápolis