No dia 14 de março de 2024, um Boeing 787 da Latam enfrentou uma perda súbita de altitude, resultando em um incidente incomum que deixou 13 passageiros feridos. Relatos apontam para uma possível causa no cockpit, onde o piloto teria sido empurrado sobre os controles da aeronave.
Leia também: “Cometa do Diabo” estará visível da Terra nas próximas semanas!
Este evento, embora surpreendente, destaca a importância contínua da segurança, até nos detalhes mais simples. Analogamente, é como se um passageiro, mexendo no ajuste do seu assento, afetasse inadvertidamente o controle do carro durante uma viagem.
O lado positivo desse cenário é o aprendizado que pode ser colhido. Na esfera tecnológica, esses eventos muitas vezes impulsionam inovações que tornam tais incidentes praticamente impossíveis. Este é o conceito do “fool’s proof”, ou à prova de erros, onde sistemas são projetados para evitar falhas humanas.
O incidente, segundo informações preliminares do The Wall Street Journal, teria sido desencadeado por um comissário de bordo, que, ao servir alimentos aos pilotos, acionou acidentalmente um botão no assento do piloto. A Latam e a Boeing estão cooperando com as investigações, com o objetivo de esclarecer completamente o ocorrido.