1ª EXPO PESCA e 3º Torneio de Pesca Esportiva será realizado no lago Corumbá IV, em Abadiânia
Abadiânia vai ser sediar a 1ª EXPO PESCA – Feira de Produtos e Serviços para Pesca e o 3º Torneio de Pesca Esportiva. Os eventos simultâneos fazem parte das comemorações pelos 70 anos da cidade e têm o objetivo de fomentar a economia local, utilizando um fluxo natural de pescadores e a abundância de peixes do lago Corumbá IV.
A expectativa de empresários do setor, do Governo de Goiás, da Prefeitura de Abadiânia e do Programa Coração de Pescador, que apoiam o empreendimento, é de que cerca de 10 mil pessoas participem da programação, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de abril.
Segundo o prefeito de Abadiânia, José Diniz, os eventos simultâneos têm o objetivo de incentivar a prática da pesca esportiva, que já é popular na região, e fomentar a economia local.
“A cidade é conhecida por ser o portal de entrada para o turístico Lago Corumbá, formado pela usina hidrelétrica de Corumbá IV. A paisagem e a abundância de peixes atraem visitantes, principalmente nos finais de semana e férias”.
Disse o prefeito de Abadiânia, José Diniz.
O lugar escolhido para sediar ambas as iniciativas foi uma região conhecida como Barro Amarelo (Piauí), nas proximidades do lago.
Um dos principais parceiros no projeto, o Sebrae participou de todo o planejamento e ofereceu assessoria técnica para a execução, além de subsidiar o preço da locação dos estandes em 50% para microempresas.
De acordo com o analista da Regional Centro-Oeste, Ewerton Costa, o incentivo impulsionou a participação de empreendedores que desejam se firmar como referências na região. “São pessoas do ramo de comércio, indústria e prestadores de serviços, como por exemplo, corretores de imóveis, empresas do ramo de transportes náuticos, vendedores de varas de pesca e outros acessórios”, detalhou.
A feira contará com 2.200 m² de tendas de 10 X 10m, praça de alimentação, shows artísticos, espaço kids e diversas outras comodidades, tanto para os empresários quanto para os pescadores e suas famílias. Bastante animado, o fabricante de chumbadas para pesca, Max Well Vtória, é de Porangatu, mas mora em Anápolis desde 1994. Em 2006 abriu a Max pesca e presenciou a criação e o crescimento do turismo em torno do lago Corumbá IV. “Com certeza estarei presente, já que trata-se do melhor lugar da região para comercializar meus produtos e também para pescar”, relatou. Max relembrou que o torneio de pesca precisou ser interrompido durante a pandemia, mas que volta agora em conjunto com a feira, para a alegria dos entusiastas do esporte. “Sem dúvida a melhor oportunidade de diversão e negócios para quem está envolvido com a pesca esportiva em Goiás. Tenho vários amigos pescadores que já estão arrumando as tralhas rumo a Abadiânia”, resume.
Os eventos
O 3° Torneio de Pesca, integra a 2ª etapa do Circuito Goiano de Pesca, que conta com com a participação de mais de 1 mil pescadores de todo o Brasil. A premiação total é de R$ 800 mil. A maior já vista no esporte. São oito etapas: Três Ranchos / Abadiânia / Etapa surpresa / Niquelândia / Catalão / Luziânia / São Simão / Três Ranchos.
Já a Feira de Produtos e Serviços para Pesca Esportiva terá estandes das principais marcas de equipamentos de pesca importados e nacionais, camping, tiro esportivo, embarcações (inclusive de passeio), além de motores, representantes do setor imobiliário e os melhores operadores do turismo de pesca do Brasil.
As realizações são da Prefeitura de Abadiânia com apoio do Sebrae-GO e do Governo de Goiás. Uma oportunidade para a criação de locais de piscicultura, formação de guias locais para pescadores amadores e a abertura de pousadas especializadas para receber o “pescador esportista”. Espera-se que a 1ª EXPO PESCA e o 3º Torneio de Pesca Esportiva sirvam para que o Poder Público propicie às comunidades a possibilidade de participação nos programas de desenvolvimento da “pesca esportiva”, estimulando a prática de uma atividade esportiva popular em Abadiânia e região e contribuindo para a preservação de sua riquíssima ictiofauna.