Ainda que de forma não oficial, já se tem um início de debate acerca da revisão do Plano Diretor de Anápolis, que deve ocorrer lá em meados de 2026. Parece que ainda tem muito tempo, mas esse debate e a construção desse plano exige muita discussão, planejamento e trabalho.
Vandeer Lúcio Barbosa
O Plano Diretor é uma das ferramentas mais importantes que o município tem, do ponto de vista da legislação, para nortear o seu crescimento e desenvolvimento. E, embora muita gente não saiba, ela é uma lei que de certa forma mexe com a vida de todos nós.
Sobretudo, porque é uma lei que tem um poder de direcionar ações para que o crescimento e o desenvolvimento da cidade, como já mencionado, se dê de forma sustentável e equilibrada.
Ou seja, garantindo a expansão econômica com a preservação dos recursos naturais. Uma espécie de equação que leva a um resultado final: a qualidade de vida.
Anápolis tem muitos gargalos em sua infraestrutura e tem muitos desafios em relação ao urbanismo. Para ficar em dois exemplos macros: a questão da drenagem urbana e a revitalização da região central.
Essas questões também podem e devem estar presentes nos debates em torno da revisão do Plano Diretor.
O Plano Diretor e as leis acessórias têm um alcance e um impacto muito grande. E uma lei desse tipo, que tenha sido amadurecida e fortalecida no debate com a sociedade, será importante para que o poder público local de sua parte, possa planejar investimentos prioritários.
Portanto, é de fundamental importância que todos nós tenhamos um olhar especial para esse processo de revisão do Plano Diretor. Que essa ferramenta possa ser bem dimensionada com a realidade e com o futuro de Anápolis. É uma grande responsabilidade que temos, pois o resultado é para a cidade que moramos, é para nós mesmos.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.