VERSÃO FLIP
sábado, 30 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 30 de agosto, 2025
Contexto

Plano vai reforçar ações em prol da Primeira Infância em Anápolis

de Claudius Brito
15 de setembro de 2023
em Social
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Primeira Infância

O garoto César Augusto não se intimidou quando foi dada a palavra ele, para a abertura da Audiência Pública na Câmara de Vereadores para debater a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância. Na sua visão de criança, mal sabia ele estar representando o público-alvo dessa política pública tão importante para todo o conjunto da sociedade.

A Audiência Pública aconteceu na manhã da última quarta-feira, 13/9, com a presença de dezenas de representações, ou seja, de entidades e instituições que atuam com crianças no município.

A mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara Municipal (local do encontro), vereador Domingos Paula; pela deputada e primeira-dama, Vivian Naves; pela secretária municipal de Integração – Assistência Social, Cultura, Esporte, Trabalho, Emprego e Renda, Eeriânia Freitas; pela presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Flávia Xavier; pelo médico Olegário Indemburgo Rocha, diretor da Maternidade Dr. Adalberto Pereira; e pela vereadora Cleide Hilário, da Procuradoria da Mulher, que coordenou os trabalhos.

O Plano Municipal da Primeira Infância, conforme explicou a secretária Eerizânia Freitas, visa integrar as políticas públicas já existentes no município voltadas às crianças, com novas ações de curto, médio e longo prazo.

O foco principal é assegurar assistência às crianças nos primeiros 72 meses de vida. Além de políticas voltadas também às famílias das crianças, especialmente, às mães.

A secretária ressaltou que a Prefeitura já desenvolve hoje uma série de ações, como o programa Criança Feliz, que já foi reconhecido e premiado nacionalmente.

Leia também: Dia Municipal lembra a passagem do acidente com o Césio 137, em Goiânia

A deputada estadual e primeira-dama do município, Vivian Naves, acrescentou que Anápolis tornou-se referência no país ao criar a UPA de perfil pediátrico e programas como o Voluntários do Coração, que assiste famílias em situação de vulnerabilidade.

Além disso, Vivian citou os avanços do município em relação à educação, com a ampliação e melhorias nos CMEIs (creches) e na pré-escola e investimentos com materiais didáticos e qualificação dos professores.

Na área social, destacou a primeira-dama, através de projetos como o Integração, que garante atividades culturais e esportivas e uma série de outras ações que poderão, a partir desse planejamento, serem potencializadas e melhoradas.

Vivian Naves adiantou que a Prefeitura de Anápolis aderiu ao Pacto pela Primeira Infância, uma inciativa que está sendo desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás.

A secretária Eerizânia Freitas destacou que a audiência teve por objetivo ouvir a sociedade para colher subsídios para a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância.

Mais adiante, será elaborado o projeto, que deve ser apresentado ao legislativo para ser convertido em uma legislação municipal.

O presidente da Câmara, Domingos Paula, pontuou que essa audiência pública foi altamente relevante, pois trouxe ao debate questões relacionadas com as crianças que são as gerações do futuro.

O que é a Primeira infância?

Segundo o Ministério da Saúde, a primeira infância é o período que vai desde a concepção do bebê até os 6 anos de idade.

Pesquisas têm demonstrado que essa fase é extremamente sensível para o desenvolvimento do ser humano, pois é quando ele forma toda a sua estrutura emocional e afetiva e desenvolve áreas fundamentais do cérebro relacionadas à personalidade, ao caráter e à capacidade de aprendizado.

Ainda de acordo com a pasta, a ciência tem comprovado que as experiências vividas na Primeira Infância, desde o período de gestação, influenciam diretamente na formação do adulto que a criança será no futuro.

Essa fase, portanto, é uma espécie de “janela de oportunidades” para que o indivíduo desenvolva todo o seu potencial. Nos primeiros anos de vida, a arquitetura do cérebro começa a se formar.

Esse processo continua ao longo do tempo, moldado pelas experiências positivas ou negativas vividas e compartilhadas, principalmente, com seus pais, parentes e cuidadores em geral.

Por isso, reforça o Ministério, a proteção é essencial: problemas graves logo no início da vida, como violência familiar, negligência e desnutrição, podem interferir no desenvolvimento saudável do cérebro.

Por outro lado, o estímulo adequado gera benefícios, que vão desde o aumento da aptidão intelectual, que favorece o acompanhamento escolar e diminui os índices de repetência e evasão, até a formação de adultos preparados para aprender a lidar com os desafios do cotidiano.

Audiência pública na Câmara Municipal teve ampla participação
Rótulos: capa

Mais Artigos

Bolsa Família Anápolis- Imagem Ilustrativa- Arquivo

Bolsa família movimentou mais de R$ 43 milhões em Anápolis, no primeiro semestre

de Claudius Brito
12 de agosto de 2025
0

Balanço do Governo Federal, através do relatório Comunica BR, informa que os repasses aos cidadãos no município de Anápolis, por...

Unidade do Restaurante Popular em Anápolis

Veja os novos horários de atendimento das unidades da área social da Prefeitura de Anápolis

de Claudius Brito
21 de julho de 2025
0

Foi publicada no Diário Oficial do Município, a Portaria nº 073/2025, que estabelece o horário de funcionamento das unidades vinculadas...

Bolsa Família

Bolsa Família foi ampliado. Veja os grupos que serão beneficiados com a medida

de Redação
9 de julho de 2025
0

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), publicou nesta...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Foto: Rafael da Silva Xarão

    Passagem do transporte coletivo de Anápolis pode ir a R$ 8,19 por decisão judicial

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anápolis vive o luxo e a exclusividade no Primeiro Exotic Experience

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Desenvolvido gel capaz de regenerar cartilagem sem cirurgia ou implantes

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Quando a ignorância triunfa sobre o diálogo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anel Viário levará o nome do Dr. CAOA, fundador de montadora no DAIA

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui