Mês da mulher é marcado pela entrega da Medalha “Dulce de Faria”
Um grupo de 27 mulheres recebeu nesta quinta-feira, 24/03, a Medalha Dulce de Faria. É uma homenagem criada pela Câmara Municipal de Anápolis em 2011, no contexto da celebração do Dia Internacional da Mulher. A solenidade aconteceu no Teatro São Francisco, no Bairro Jundiaí.
A homenagem do Poder Legislativo às mulheres ficou suspensa por dois anos (2020 – 2021) em função das restrições impostas pelas autoridades sanitárias, como forma de prevenção à Covid-19. As 27 homenageadas, escolhidas de forma criteriosa pelos vereadores, representam todas as mulheres anapolinas.
CMTT altera trânsito para evento no Parque da Jaiara. Entenda!
Na justificativa do Projeto de Decreto Legislativo que concedeu a honraria neste ano, a Mesa Diretora reconhece o merecimento da mulher Anapolina em ser reconhecida com a honraria. “No âmbito do Poder Legislativo e da sociedade Anapolina em geral, a mulher tem papel fundamental no processo de desenvolvimento do nosso município”, reconhece o presidente da Câmara, Leandro Ribeiro (PP).
Projeto
O projeto de lei que criou a Medalha Dulce de Faria é de iniciativa da vereadora Gina Tronconi (PPS), aprovado por unanimidade em plenário no dia 2 de setembro de 2011. Tronconi disse que teve pouco contato com a ex-primeira-dama, mas que sempre a admirou “por sua personalidade e bondade com a população”. E que conceder o nome de Dulce de Faria à honraria conferida pela Câmara potencializa a homenagem.
Dulce de Faria
Dulce de Faria foi primeira-dama do município, nas duas gestões de seu marido, o médico Anapolino de Faria. Uma união que durou 60 anos. Carioca de nascimento, Dulce de Faria construiu em Anápolis sua história de vida. Destacou-se por sua personalidade marcante: mulher de fibra, coragem, carismática e sempre preocupada com o próximo, principalmente com as crianças. Criou o projeto Dom Bosco, que depois se transformou em Sociedade Dom Bosco, sendo considerado um dos melhores programas sociais do Estado de Goiás.
Homenageadas/2022
- Alcilena do Carmo Silva
- Ana Cláudia Veloso Magalhães
- Ana de Pina Afonso
- Cristiane Bernardes
- Cristina Saraiva Figueirêdo
- Daiene Holanda Ferreira
- Damiany Moreira Caixeta
- Débora Isabel Anesi
- Elciana Bastos da Silva
- Elenir de Faria Corrêa
- Eliane Vaz da Silva
- Ellyzama Aires Lopes de Almeida
- Geinia Maria Etherna
- Ivone Maria Elias Moreyra
- Katia dos Santos Xavier
- Keila Beatriz Rodrigues Gomes
- Kesia Dayane Cunha
- Maria Cristina Pereira
- Maria Ivone Alves Figueiredo
- Maria Luísa Gomes Adorno
- Marly Alves Chaveiro
- Mônica Pereira de Souza
- Patrícia de Almeida Assunção
- Rosane A. Borges Gomes
- Sandra Fátima da Silva Araújo
- Sinei de Jesus Fernandes Clodes
- Wilma Maria Ander Gomes de Oliveira