Na última semana, o cenário político de Anápolis teve momentos importantes, como a passagem do Dia da Mulher. Na Câmara Municipal, foram vários eventos e uma homenagem à ex-vereadora Vilma Rodrigues. Mas, teve também polêmica em torno da venda de áreas do ISSA. O prefeito Roberto Naves teve de desatar o nó das dúvidas e o projeto, após muita discussão, foi aprovado. Teve, ainda, entrega de título de Cidadania Anapolina e anúncio de emendas do senador kajuru
Boa lembrança


A vereadora Cleide Hilário (Republicanos), discursou na Câmara, no Dia Internacional da Mulher e lembrou em sua fala a ex-vereadora Vilma Rodrigues, que faleceu. Ele estava em exercício de mandato e, embora tenha sido curta a sua passagem no Legislativo, ele deixou grande contribuição para a Casa de Leis e para Anápolis. A chamada Creche do Idoso, foi um dos legados deixados por Vilma Rodrigues.
Ela faleceu em março de 2018. Então filiada ao PSC, Vila Rodrigues conquistou uma cadeira na Câmara Municipal com uma votação histórica: 3.557 votos. Carismática, ela fazia também sucesso no rádio anapolino. Uma lacuna, portanto, difícil de ser preenchida. Uma boa e justa lembrança para o Dia da Mulher.
Mulheres na Câmara

A bancada feminina da Câmara Municipal promoveu grande movimentação na casa, no Dia Internacional da Mulher (8 de março). Foi inaugurada a sala da Procuradoria da Mulher, a galeria das ex-vereadoras e, também, na sessão ordinária, foi realizada a eleição de composição da Procuradoria da Mulher.

A vereadora Cleide Hilário (Republicanos) foi aclamada como preside e sua colega, Andreia Rezende (SD), será a vice-presidente. Ainda tomam parte as vereadoras Thaís Souza (PP), Trícia Barreto (MDB), Seliane da SOS (MDB) e os vereadores Fred Caixeta (Avante) e Leandro Ribeiro (PP).
Em tempo, a atual legislatura tem o maior número de mulheres na bancada feminina. Essa participação começou lá atrás, em 1947, há quase 76 anos.
Cidadã Anapolina

E, ainda na Câmara Municipal, o Dia 8 de Março teve a entrega do título de Cidadania Anapolina à Juíza Aline Vieira Tomás Protásio, ex-diretora do Foro. A magistrada teve seu nome e atuação reconhecidos nacionalmente, através de projetos que ela iniciou na Comarca, como o Projeto Adoce, que trouxe maior resolutividade nas audiências de conciliação após as partes ingerirem doce.
Na sua experiência, ela usou suco de uva. Ela também inovou ao realizar audiência utilizando a tecnologia de realidade virtual aumentada, ou metaverso e, também, está à frente de uma iniciativa encampada pelo Judiciário Goiano, com vistas a tornar mais simples a linguagem em sentenças judiciais.
Pintou um clima!
Um clima de pré-eleição municipal parece estar rondando a Câmara Municipal de Anápolis.
Ultimamente, debates com viés mais partidários e mais acalorados estão se tornando mais frequentes no parlamento local. E isso tem a ver com a eleição que vai ocorrer no ano que vem, já que os vereadores em sua maioria devem concorrer à reeleição para o cargo.
Essa movimentação é natural, pois a partir de agora, cada um vai querer mostrar seu trabalho e “demarcar territórios” para a batalha dos votos de 2024. Não será uma eleição fácil e, por isso, é preciso estar preparado para o embate do convencimento ao eleitor que, como de costume, tem muitas opções de escolha para o voto.
Mas, são apenas 23 cadeiras.
Deu corda
O prefeito Roberto Naves disse, em entrevista à imprensa, que “deu corda” ao debate sobre a venda das áreas públicas, motivo de debates acalorados por parte de alguns vereadores na Câmara Municipal.
Segundo ele, foi feito um verdadeiro “circo com todos os artistas”, em torno da questão e preferiu não polarizar.
E disse, ainda, estranhar o comportamento de vereadores que em gabinete falam um a coisa e, na Câmara, outra. Contudo, ressaltou que a maioria dos parlamentares trataram a pauta com seriedade.
Emendas de Kajuru

O vereador Jakson Charles (PSB), informou na Câmara Municipal, que o senador de seu partido, Jorge Kajuru deve destinar cerca de R$ 10 milhões em emendas para Anápolis.
Metade, ou seja, R$ 5 milhões para investimentos em educação e a outra metade para ajudar com o projeto de implantação do Hospital da Mulher. Segundo disse, o senador tem um “carinho grande” com a cidade, especialmente, com a família Beze.
Aprovado projeto que combate violações sexuais durante atendimento médico em Anápolis
Seu suplente, Benjamin Beze Júnior, o Bezinho, que faleceu em março de 2020, teve um papel importante na sua eleição.
Além disso, o vereador pontuou que Kajuru tem também um bom relacionamento com ele e o prefeito Roberto Naves e, dessa forma, as emendas vêm coroar essas ligações. Bom para cidade.
Reforma administrativa

O prefeito Roberto Naves confirmou, em entrevista coletiva à imprensa, que não irá recriar a Secretaria de Esportes, dentro do novo organograma da reforma administrativa.
Ele confirmou que havia feito, inclusive, um convite para que o vereador Leandro Ribeiro, que é do seu partido, o PP, assumisse a pasta. No entanto, houve uma conversa posterior para justificar a não criação da pasta.
Naves informou que o ex-ministro Alexandre Baldy, indicado para a Agência Goiana de Habitação (Agehab), fez um convite para que Leandro Ribeiro assuma vice-presidência da autarquia. Para o prefeito, Ter Baldy e Leandro à frente da agência seria importante para impulsionar recursos e projetos habitacionais para o Município.
Comunicação
Tramita na Câmara Federal, o Projeto de Lei nº 364/23, que tem a assinatura do deputado Gustavo Gayer (PL-GO). A propositura busca a destinação de pelo menos 35% da verba de publicidade da administração pública a contratos com veículos de comunicação de pequeno porte. A ideia, de acordo com o parlamentar, é garantir às pequenas empresas de comunicação o direito de participar de licitações, pois muitas vezes “elas são prejudicadas por falta de oportunidades”. Além disso, ele destaca que essas empresas cumprem um papel importante no apoio à diversidade cultural e social, fornecendo serviços de qualidade a preços mais acessíveis.

- O deputado Amauri Ribeiro (UB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para rebater a colega Bia de Lima (PT). A petista havia usado seu tempo na tribuna para pedir o envio de recursos federais ao estado para a conclusão de obras inacabadas.
- O deputado, por sua vez, lembrou que foi vereador nos anos de 2009 a 2013 e que em sua cidade, Piracanjuba, ainda hoje existem obras inacabadas das gestões petistas.
- Foi aprovado na Câmara Municipal, projeto de lei do vereador Professor Marcos Carvalho (PT) que determina que mulheres tenham o direito de serem acompanhadas por profissional de saúde do sexo feminino ao passarem por exames ou procedimentos que utilizem sedação.
- O projeto de vendas de áreas do ISSA rendeu muita polêmica, mas acabou sendo aprovado com ampla maioria. E, conforme já adiantou o prefeito Roberto Naves, não é uma coisa que vai acontecer do dia para a noite. Tem todo um processo e um caminho a ser percorrido ainda.
- O Senado aprovou o projeto de lei que cria o Dia Nacional da Mulher Empresária, a ser celebrado anualmente em 17 de agosto. O PL 6.553/2019 segue agora para sanção presidencial. A proposta é de autoria da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC).