Ação estratégica busca garantir estabilidade, controle e capacitação entre 20 de novembro e 5 de janeiro.
Pelo segundo ano consecutivo, a Polícia Penal de Goiás lança uma operação especial para reforçar a segurança nos presídios durante o período de festas. A Operação Comando Integrado de Segurança Penitenciária (Ocispe/2025) será realizada entre 20 de novembro e 5 de janeiro, com foco em monitoramento, estabilidade e controle de todo o sistema prisional goiano.
A ação envolve medidas preventivas, remoções de presos para equilibrar a lotação das unidades, reorganização dos processos de gestão e promoção de ambientes seguros para servidores, internos e a população. “Esta operação marca a transição de um modelo tradicional — baseado exclusivamente em segurança reativa — para um modelo de gestão estratégica integrada”, afirma o diretor-geral da Polícia Penal, Josimar Pires.
Capacitação técnica
Uma das novidades da Ocispe é a oferta de cursos específicos aos servidores, ministrados pela Escola Superior de Polícia Penal (ESPP). As formações incluem noções básicas de inteligência prisional e comunicação eficiente nos registros de ocorrências. A meta é alcançar todas as unidades prisionais até o fim do ano, fortalecendo a atuação dos diretores e chefes de equipe.
“Ao consolidar a ordem, a estabilidade e o controle das unidades prisionais por meio da Ocispe, reafirmamos nosso compromisso com a segurança pública de excelência”, reforça Josimar Pires. A operação também incorpora protocolos de monitoramento em tempo real, modernização administrativa e sustentabilidade predial.
A Operação Dominatus, realizada entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, foi considerada um sucesso. Foram realizadas 166 revistas gerais nos presídios goianos, sem registro de armas de fogo ou drogas. Ao todo, 2.331 servidores participaram das ações, que movimentaram 572 presos entre unidades.
Leia também: Presos hoje, suspeitos de integrar o CV são apontados por três homicídios, afirma delegado
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.



