A morte do ex-prefeito, ex-deputado estadual e federal Adhemar Santillo causou comoção e repercutiu no meio político. A notícia do falecimento ocorreu na tarde desta terça-feira, 09/03, e pouco tempo depois começaram as manifestações por meio das redes sociais.
O governador Ronaldo Caiado (DEM) escreveu: “Foi com imenso pesar que eu e minha esposa Gracinha Caiado recebemos a notícia do falecimento do ex-prefeito de Anápolis, Adhemar Santillo, nesta terça. Infelizmente, ele não conseguiu resistir às complicações da Covid-19. Em nosso Estado, Adhemar construiu uma relevante trajetória política. Irmão do ex-governador Henrique Santillo, foi deputado estadual e federal e administrou o município de Anápolis, minha cidade natal, por dois mandatos”, destacou.
Ao final da mensagem Ronaldo Caiado pontua: “Deixa saudades e um legado de lutas em favor da democracia que não será esquecido. Nesse momento de imensa tristeza, presto minha solidariedade à esposa, ex-deputada Onaide Santillo, seus filhos, demais familiares e amigos. Que Deus em sua infinita bondade possa consolar o coração de todos”.
O prefeito Roberto Naves disse: “Anápolis perdeu hoje um dos grandes homens de bem da nossa cidade. Adhemar Santillo não só fez história, como contribuiu significativamente com o crescimento e o desenvolvimento da nossa cidade. Que deus console e dê força à minha amiga Onaide Santillo, aos demais familiares e amigos”.
O deputado federal Rubens Otoni (PT) lembrou um encontro recente que teve com Adhemar Santillo, oportunidade em que falou a ele: “Adhemar, as nossas diferenças de hoje não me impedem de reconhecer o papel importante que você teve na luta contra a ditadura militar e no processo de redemocratização do país. Você, Henrique e Romualdo foram voz para quem não tinha voz e foram luz para os que estavam iniciando, como eu. Que você saiba a importância que jogou na vida de muitas pessoas. Na minha também. Gratidão!”
“Expresso aqui o meu sentimento de solidariedade a toda família Santillo, em particular à Onaide, seus filhos e netos neste momento de dor”, concluiu o parlamentar.
O vice-prefeito de Anápolis, Márcio Cândido (DEM) lembrou que Adhemar Santillo foi uma das “vozes da resistência à ditadura militar em Goiás, onde juntamente com os seus irmãos, o saudoso Henrique Santillo, e Romualdo Santillo, eram conhecidos nas ondas do rádio por Irmãos Coragem”.
O ex-governador Marconi Perillo (PSDB), também fez questão de deixar a sua mensagem: “Goiás perdeu hoje um de seus maiores timoneiros na árdua luta pela redemocratização do Brasil, Adhemar Santillo. Ele teve a coragem de enfrentar a opressão, as injustiças contra as minorias, denunciar a tortura, as perseguições e mordomias; gritar pelas liberdades em todas as dimensões. Ao lado de seu irmão Henrique Santillo, Adhemar escreveu um dos mais belos capítulos da história de Goiás nos últimos 60 anos. Os dois ficaram conhecidos como “Irmãos Coragem” pelo enfrentamento ao regime opressor da Ditadura”, lembrou o tucano.
Ao final, Marconi destaca: “Deputado Federal, Constituinte, Secretário de Estado várias vezes, duas vezes prefeito de Anápolis, Adhemar é uma lenda na memória política de Goiás. À Dona Onaide, filhos e familiares, nossa solidariedade e profundo pesar pela partida do nosso querido líder Adhemar Santillo”.





