Goiás é o primeiro estado a implantar oficialmente serviço que oferece atendimento virtual por todos os cartórios de registro de imóveis
Você está em Goiás e precisa de uma matrícula de imóvel no Ceará. Mora no Paraná e necessita da segunda via do registro de nascimento em Mato Grosso. Tempos atrás, providenciar essa papelada, nessas condições, significava se deslocar quilômetros – despendendo tempo e dinheiro. Com as soluções em tecnologia da informação, tais distâncias estão sendo eliminadas.
Plataformas que integram cartórios, viabilizando a obtenção de documentos sem viajar até o local de origem do documento, não são propriamente uma novidade. O que é, sim, um desafio recente para prestadores desse serviço é agregar à tecnologia um atendimento humanizado, de modo a tornar menos burocrática e árida a missão de obter papéis indispensáveis à vida prática.
Em 2020, ano da pandemia de Covid-19, em que se estabeleceram restrições de circulação, a Central das Certidões providenciou mais de 150 mil documentos – média diária que supera, portanto, a marca de 400 papéis solicitados e entregues aos clientes. O serviço existe há 15 anos, e nesse período já foram mais de 1 milhão de certidões emitidas. Há também envios para o exterior, para destinatários em quase 200 países.
Goiás é o primeiro estado a implantar oficialmente serviço que oferece atendimento virtual por todos os cartórios de registros de imóveis pela Internet. O anúncio foi feito nesta última terça-feira, 30, pelo Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC) em Goiás. O serviço, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ajudará a modernizar o serviço ao conectar com outros sistemas já existentes.
Pelo site https://registradores.onr.org.br, vários serviços de registro de imóveis já estão disponíveis como certidões digitais, e-protocolo, buscas de bens, usucapião extrajudicial. Durante esse momento de implantação alguns dos serviços estão sendo prestados de forma online, mas a previsão é que todos os serviços sejam disponibilizados pela plataforma.
Atualmente, o Estado de Goiás está com 20 cartórios aderidos voluntariamente ao sistema e habilitados a fazerem o registro eletrônico. Há um cronograma que prevê a adesão gradual de todos os cartórios de registro de imóveis do Estado de Goiás até 30 de julho de 2022.