Historicamente, as mulheres da elite não se vestiam sozinhas. Tinham criadas para ajudá-las, e como a maioria das pessoas era destra, facilitava para a criada abotoar a camisa da patroa. Assim, os botões do lado direito facilitavam essa tarefa.
Por outro lado, os homens geralmente se vestiam sozinhos, então os botões no lado esquerdo faziam mais sentido, permitindo que eles abotoassem as camisas com a mão direita, mais habilidosa na maioria das pessoas.
Além disso, há uma teoria de que a localização dos botões nas camisas masculinas facilitava o acesso rápido às armas, já que a maioria dos homens era destra e poderia desabotoar a camisa com uma mão e sacar a arma com a outra.
Essas tradições continuaram ao longo dos séculos e foram incorporadas à moda contemporânea, mesmo que o propósito original tenha perdido sua relevância.
A mesma lógica se aplica aos zíperes de calças. Nas calças femininas, o zíper fica do lado direito, enquanto nas masculinas, está do lado esquerdo. Isso reflete a mesma tradição histórica dos botões das camisas.
Então, da próxima vez que você se vestir, preste atenção aos pequenos detalhes que revelam muito sobre a história por trás da moda!