Nem todos os cristãos acham correto celebrar o Natal. Há grupos que criticam o Natal por causa da perda do foco. Alguns rejeitam as ornamentações natalinas em suas casas e nas igrejas, outros acham que é uma tradição pagã, que árvores de Natal e a data em que comemoramos em dezembro não é a correta. Por isso, não haveria o que celebrar. De fato, temos de admitir que o Natal tem sido esvaziado em seu sentido original pelo secularismo consumista, mas será que não devemos comemorar o Natal?
Quando Jesus nasceu as reações também não foram diferentes e os doutores da lei trataram com descaso e frieza o ocorrido. Embora eles estivessem a apenas 12 km do local do nascimento, o evento não os empolgou. Os magos vieram de longe, de cerca de 900 km, caminhando no deserto, empolgados com o que estava acontecendo. Os pastores se alegraram e reagiram ao Natal dizendo: “vamos até Belém e vejamos os acontecimentos”. É sempre assim! Natal nunca foi uma unanimidade.
Contudo, mesmo para aqueles que não usam artefatos e decorações, o Natal precisa ser celebrado porque ele transcende os ritos e as tradições. O Natal nos fala de um Deus que nasceu entre nós. A vinda de Jesus ao mundo foi o cumprimento de um plano eterno de Deus, que planejou tudo cuidadosamente. As profecias dadas ao povo judeu são repetidas, detalhadas e precisas. Cerca de 600 profecias do Antigo Testamento cumpriram-se cabalmente em Cristo, inclusive as profecias da cidade em que Ele nasceria e o fato de que Ele nasceria de uma virgem.
O primeiro Natal foi vivenciado com grande entusiasmo. Então, não deveríamos igualmente louvar a Deus pela suprema dádiva de nos enviar Jesus? A notícia dada pelos anjos foi: “Eis que vos trago boas novas de grande alegria”. Três razões nos levam, então, a comemorar o Natal: a primeira delas é que a fonte da notícia é celestial, pois os anjos trouxeram estas boas novas. Segundo, são boas novas! Em geral, somos diariamente bombardeados por notícias ruins, afinal, elas é que dão ibope – os seres humanos são atraídos pelo trágico. Terceiro, estas notícias trazem grande alegria.
Você já recebeu uma notícia que trouxe grande alegria ao seu coração? Foi esta a mensagem dada pelos anjos: “Boas novas de grande alegria”. O Natal traz alegria, por isso precisa ser celebrado. Apesar de a data ter sido tão grandemente distorcida, ofuscando o significado central da celebração, temos de festejá-la. Mesmo tendo sido paganizada e Jesus ser quase um intruso em sua festa, sendo marginalizado dessa celebração, precisamos mesmo comemorar o verdadeiro sentido do Natal.