Termina na próxima quinta-feira (15/8), o prazo para que os partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral os registros de candidatas e de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas Eleições Municipais de 2024.
Vale lembrar que o 1º turno do pleito vai ocorrer no dia 6 de outubro e o 2º turno no dia 27 do mesmo mês, onde for necessário.
Para que possam disputar as eleições, candidatas e candidatos devem ter sido escolhidos em convenções partidárias, cujo prazo de realização era de 20 de julho a 5 de agosto.
Além disso, devem cumprir as condições de elegibilidade e não se enquadrar em qualquer das causas de inelegibilidade previstas em lei.
Segundo pesquisa do Portal CONTEXTO na plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Anápolis já se tem, parcialmente, o registro de 189 candidaturas. Isso, até na manhã desta terça-feira (13/8). Até o fechamento do prazo, esse número será consolidado.
Dentre as candidaturas registradas, para o Executivo, tem-se apenas- neste momento- a do candidato à Prefeitura, Antônio Gomide (PT) e seu vice, Geraldo Spíndola (Rede).
Além de 187 candidaturas à Vereador (a).
Os partidos que já registraram candidaturas e que já foram alimentadas no sistema do TSE, são: PRD, Avante, PDT, Agir, PSB, União Brasil, Republicanos, PT, PV, Rede.
Leia também: SOS Voto! telefone recebe denúncias de mentiras sobre as eleições 2024
Desses partidos, o PRD, Avante, PDT, Agir e PSB são os partidos que até agora lançaram chapa completa de candidatos ao Legislativo Municipal.
Na eleição de 2020, o número de candidatos aos cargos majoritário e proporcional foi de 634. Um recorde na série histórica. Esse número não deve se repetir no pleito desse ano, por conta de mudanças na fórmula de preenchimento de cadeiras na Câmara Municipal.
Julgamentos
O calendário eleitoral fixa o dia 16 de setembro (20 dias antes do 1º turno, marcado para o dia 6 de outubro) como a data-limite para que todos os pedidos de registro de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador – inclusive os impugnados e os respectivos recursos – estejam julgados pelas instâncias ordinárias e para que estejam publicadas as decisões.
Com informações do TSE