O prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, começou nesta última semana mais uma rodada de peregrinação na capital federal. A busca é por verba para a realização de obras na cidade de Anápolis, através de emendas parlamentares da bancada de deputados e senadores goianos que podem ser destinadas ao município.
Além disto, Gomide manteve reunião com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Em pauta, novamente a possibilidade de obter mais celeridade no processo de autorização das emendas e a garantia de que os repasses destas verbas serão feitos dentro da programação dos parlamentares com o município.
O prefeito de Anápolis participou de uma reunião fechada com a bancada goiana, liderada pelo petebista Jovair Arantes, na qual foram traçadas metas estratégicas para as emendas destinadas a Anápolis. Sabe-se que em torno de R$ 20 milhões devem ser enviados a entidades filantrópicas em todo o Estado, o que automaticamente inclui Anápolis. “É neste tipo de encontro que podemos defender os interesses de nosso município e direcionar para as nossas entidades as verbas, de acordo com a nossa demanda e necessidade”, esclareceu Antônio Gomide ao CONTEXTO.
Para o município, Gomide adianta que tem uma prioridade fundamental: investimentos pesados do governo federal para a realização de obras de infraestutura em toda a cidade.
“Temos desafios diversos e a nossa estrutura é antiga, envelhecida, e com o tempo tudo vai se dissolvendo, como a gente vê em algumas situações. Portanto temos uma meta estratégica de atacar a área de infraestrutura de remodelar a cidade por completo”, revela o prefeito de Anápolis.
Paulo Bernardo
Se buscar direcionamento das emendas para o Orçamento em 2010 é importante, também garantir que o dinheiro sairá da “promessa” para se tornar uma soma na conta bancária da Prefeitura de Anápolis é tão fundamental quanto. E foi pensando nisto que o prefeito Antônio Gomide se reuniu com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. É ele o titular da pasta que é responsável pela autorização e repasse efetivo das verbas para os municípios.
No encontro, realizado no gabinete do ministro em Brasília na tarde de segunda-feira, o prefeito retomou sua agenda de garantir atenção do governo federal para a cidade. E deixou o encontro com satisfação.
“O resultado desta conversa poderá ser visto no dia-a-dia com a realização das obras, com as mudanças que pretendemos aplicar na melhoria da nossa cidade. Da parte do ministro, obtivemos a garantia de atenção proporcional à importância que Anápolis tem hoje para o Brasil e o governo federal há tempos reconhece isto e, agora, pretende otimizar ainda mais esta relação”, explica.
Gomide ainda deixou a reunião com um acerto com o ministro: ele deverá visitar a cidade de Anápolis no primeiro semestre de 2010, para verificar o resultado do impacto destas ações políticas desenvolvidas por Antonio Gomide junto a União. Não será a primeira vez que Paulo Bernardo estará em Anápolis ao lado do prefeito. Quando ainda candidato, o ministro lhe fez uma visita na cidade, colaborando decisivamente para a vitória nas urnas em 2008.