Até, então, a unidade tinha como foco a realização de cirurgias eletivas. Com a mudança, o Alfredo Abrahão funcionará com pronto atendimento para recepcionar pacientes com traumas ou que necessitem de pequenas cirurgias.
O hospital conta com leitos de UTI, de enfermaria e centros cirúrgicos.
“A iniciativa visa otimizar o fluxo na rede municipal de Saúde, aliviando a sobrecarga de outras unidades”, explicou a secretária municipal de Saúde, Eliane Pereira dos Santos.
Ainda, segundo a secretária, casos graves serão estabilizados pela equipe do hospital e encaminhados para unidades especializadas, enquanto atendimentos básicos continuarão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Já os pacientes com necessidades clínicas devem procurar a UPA da Vila Esperança ou o Centro Médico Jaiara José Vieira da Silva, ambos funcionando 24 horas.
Durante o ato simbólico de abertura, já que a medida precisa de tempo para se tornar totalmente efetiva, o prefeito Márcio Corrêa anunciou que a sua administrarão está preparando um mutirão para zerar a fila de exames e cirurgias, além de implementar uma reestruturação geral nas unidades de saúde.
Leia também: Em posse, Márcio Corrêa reafirma: “Vou governar para todos!”