O prefeito Roberto Naves convocou uma coletiva de imprensa no início da tarde desta segunda-feira, 24, para fazer um balanço sobre os problemas ocorridos ontem (23), depois que um forte temporal caiu sobre Anápolis no final da tarde.
Naves iniciou a coletiva prestando condolência às famílias dos três jovens que perderam suas vidas de forma trágica.
Eles ocupavam um veículo que desceu sem controle na enxurrada que se formou na Rua Amazílio Lino. O carro rodou para dentro do Córrego Antas e foi encontrado bem adiante, perto da Barão do Rio Branco. Uma pessoa, entre os quatro ocupantes, conseguiu se salvar.
O prefeito anunciou, durante a entrevista, que irá junto com a sua equipe, traçar um planejamento para solucionar de forma definitiva esses alagamentos que, há décadas, ocorrem nas partes mais baixas do setor central.
Além da topografia, que favorece a formação das enxurradas, o prefeito pontuou que ao longo dos anos, construções que não obedeceram aos recuos previstos em lei ou, mesmo, edificações muito próximas às margens dos mananciais agravaram o problema.
O Córrego ou Ribeirão Antas corta boa parte da cidade e, outro problema, disse Roberto Naves, é que a canalização não foi implantada de forma igual, ou seja, em alguns lugares a bitola é mais estreita e, dessa forma, surgem pontos de alagamento.
A solução do problema, portanto, passará por um estudo de toda a extensão do manancial, para que as intervenções sejam feitas de forma mais precisa.
Roberto Naves lembrou que os alagamentos ocorrem há anos, mas eles foram reduzidos com obras realizadas pela Prefeitura, citando como exemplo as intervenções feitas na Avenida Universitária (local que já foi palco de muitas tragédias com mortes), na Vila Santa Maria de Nazaré, Na Avenida Fernando Costa, na Vila Formosa e na Avenida JK.
O prefeito também falou sobre os estragos no Feirão da Jaiara, onde aconteceu a coletiva de imprensa. Parte do telhado foi danificado. Com isso, toda estrutura deve ser trocada.
Roberto Naves adiantou que aproveitará para resgatar um compromisso com os moradores da região e no local, será implantado o Mercado Municipal da Jaiara.
Segundo ele, o projeto arquitetônico já está pronto e agora, os técnicos irão trabalhar os demais projetos.
Venezuelanos
Na entrevista, Roberto Naves informou ainda que um grupo de venezuelanos que ocupavam imóvel na Amazílio Lino foi levado para o Ginásio Carlos de Pina. Os adultos e crianças estão recebendo cuidados da secretaria de Integração Social.
E, como a maioria manifestou interesse em retornar à Venezuela, a secretaria está trabalhando para viabilizar as passagens para o retorno.
Roberto Naves ainda falou sobre problemas ocorridos em outros pontos da cidade, como em uma escola e no parque Ipiranga. Estes, problemas de menor monta já solucionados ou em vias de solucionar.
Quanto a parte baixa, ele terminou dizendo que se trata de um projeto grande e caro, mas que a Prefeitura vai trabalhar para executar, mesmo sendo necessários fazer desapropriações de áreas ou de edificações.




