Chefe do Executivo anapolino continua com uma base sólida no Legislativo, para desenvolver as ações do segundo mandato
Claudius Brito
A partir de 1º de janeiro, quando iniciar o seu segundo mandato, o prefeito Roberto Naves continuará com uma base sólida na Câmara Municipal, para tocar as matérias de interesse do Executivo.
Entre os nove vereadores que conseguiram a reeleição, apenas um é da oposição – Lisieux Borges (PT). Os demais integram a base atual do Governo Municipal – Leandro Ribeiro (PP); Thaís Souza (PP); Luzimar Silva (PMN); Jean Carlos (DEM); Domingos de Paula (PV); João da Luz (DEM), Jakson Charles (PSB) e Wederson Lopes (PSC). Somente com esses vereadores, já há 1/3 dos votos da Casa.
Entre os novatos, a base deve contar com os vereadores eleitos Andréia Rezende e Divininho do Sindicato, ambos do Solidariedade; Alex Martins (PP); Hélio Araújo (PL); Edmilson Mercado Serve Bem (PV); Cabo Fred Caixeta e Delcimar Fortunato, ambos do Avante.
Devem assumir uma posição mais independente, as vereadoras do MDB, Seliane da SOS e Dra. Trícia Barreto; os vereadores do Republicanos, Cleide Hilário e Reamilton Espíndola e o vereador eleito pelo PSB, Dr. José Fernandes.
A bancada de oposição deve ter três vereadores: os dois eleitos pelo PT, Lisieux Borges e Professor Marcos Carvalho; e o Policial Federal Suender, que foi eleito pelo PSL.
Portanto, em relação a apoio no Legislativo, Roberto Naves não deverá ter problemas em termos de voto. Além do que, o chefe do Executivo, independente de situação e oposição, procurou neste mandato que se encerra, fazer não só uma política de “boa vizinhança”, mas, uma política de valorização do Legislativo que, queira ou não, exerce um papel importante para a gestão administrativa.
Mesa Diretora

As atenções no Legislativo, após a composição de sua nova configuração política, estão voltadas, agora, para a eleição da Mesa Diretora, que ocorrerá logo após a posse dos vereadores, no dia 1º de janeiro próximo.
O histórico das disputas, no âmbito do Legislativo, mostra que a definição ocorre, quase sempre, às vésperas ou mesmo no dia da votação. Cada cargo da mesa é votado em separado. Portanto, fica praticamente impossível fazer qualquer prognóstico sobre o que pode acontecer. Mas, o certo é que nos bastidores, essa já é uma questão que começa a avançar.
Confira os vereadores eleitos, os votos e bancadas:
PP
Leandro Ribeiro – 3.266 votos
Thaís Souza – 2.493 votos
Alex Martins – 1.753 votos
Solidariedade
Andréia Rezende – 2.841 votos
Divininho do Sindicato – 2.270 votos
Republicanos
Cleide Hilário – 1.456 votos
Reamilton Espindola – 1.363 votos
DEM
Jean Carlos – 1.904 votos
João da Luz – 1.635 votos
MDB
Seliane da SOS – 1.714 votos
Dra. Trícia Barreto – 15.015 votos
PV
Domingos Paula – 1.652 votos
Edmilson Mercado Serve Bem – 1.316 votos
PSB
Jakson Charles – 1.481 votos
Dr. José Fernandes – 1.422 votos
PT
Professor Marcos Carvalho – 1.473 votos
Lisieux José Borges – 1.157 votos
Avante
Delcimar Fortunato – 1.251 votos
Cabo Fred Caixeta – 1.149 votos
PMN
Luzimar Silva – 2.451 votos
PL
Hélio Araújo – 1.504 votos
PSC
Wederson Lopes – 1.363 votos
PSL
Policial Federal Suender – 1.189 votos