Em uma concorrida coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira, 19/12, o prefeito Roberto Naves anunciou três importantes medidas administrativas.
A primeira delas diz respeito ao funcionamento da Prefeitura 24 horas on line, que ele havia anunciado antes da viagem à China, no começo de novembro passado.
Segundo informou, inicialmente Prefeitura on line estará disponível em caráter experimental, muito embora já esteja em funcionamento.
Inclusive, a entrevista ocorreu na Galeria Deck, onde funciona o serviço de regulação e o Zap da Saúde, que foi adaptado para a nova modelagem de atendimento on line.
Para ter acesso à Prefeitura 24 Horas on line, as pessoas deverão acessar o site da Prefeitura (www.anapolis.go.gov.br), lá haverá um acesso à chamada Carta de Serviços e, depois, de escolher a demanda, ela deverá ser encaminhada via Zap da Prefeitura, também disponível no mesmo endereço eletrônico.
Hoje, cerca de 360 serviços estão disponíveis na Carta de Serviços e esse número pode ser ainda ampliado.
Assim, destacou Roberto Naves, mesmo que seja de madrugada, a população poderá acessar a Prefeitura 24 Horas on line para marcar uma consulta, para solicitar uma troca de lâmpada, fazer um tapa-buraco. Ou seja, há uma gama de serviços que poderão ser feitos sem a necessidade de um atendimento presencial.
Leia ainda: Base Aérea de Anápolis recebe sétimo caça F-39 Gripen da Suécia
Isso irá gerar mais agilidade e segurança para quem estiver acessando os serviços, além de economicidade para a Prefeitura.
Hoje, o tempo médio de atendimento- geral, não para casos específicos, é de pouco mais de duas horas. Mas, a intenção é que esse tempo diminua, inclusive, o próprio demandante pode ajudar nisso, estando, no caso, com os documentos solicitados para serem anexados no protocolo.
O prefeito, inclusive, afiançou que todos os dados são gerenciados em um painel de controle, o qual permitirá visualizar todo o fluxo e ver onde está funcionando bem e aonde precisa ser melhorado.
![](https://portalcontexto.com/wp-content/uploads/2023/12/prefeitura-24h-32.jpg)
Horário de funcionamento
O outro anúncio foi com relação ao horário de funcionamento para atendimento público físico, ou seja, presencial. Também de forma experimental, nos próximos 30 dias, a partir de quinta-feira, 21/12, o horário será das 12 às 18 horas.
Vale ressaltar que esse horário será para as áreas consideradas “meio”, não entrando neste rol os horários na área de funcionamento das unidades de saúde, escolas e outros serviços diretos.
Fora desse horário, haverá fluxo de serviços internos. Assim, a expectativa é também trazer mais agilidade e economicidade, tanto para a Prefeitura quanto para a população.
Haverá, segundo Roberto Naves, dentro desse período experimental, uma divulgação sobre quais os órgãos e departamentos estarão dentro desse novo horário de atendimento presencial.
Trabalho remoto
O terceiro e último ponto foi com relação ao trabalho remoto ou teletrabalho. Neste caso, o prefeito informou que caberá a cada secretário definir quais áreas e quais servidores e servidoras das respectivas pastas que poderão trabalhar de forma remota.
Essa medida não terá muito impacto sobre o público, mas para a Prefeitura, poderá reduzir gastos com horas extras e custeio em geral.
Essa definição deve ocorrer também dentro dos próximos 30 dias.
Comentários 3