Roberto Naves anuncia ampliação do atendimento para pacientes de pessoas que tenham síndromes respiratórias sem maior gravidade. Intenção é desafogar demanda na UPA Vila Esperança. Também haverá disponibilização de leitos para internações de pacientes com gripe.
Em entrevista coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira, 17/01, o prefeito Roberto Naves concedeu entrevista coletiva à imprensa para anunciar medidas na área de saúde, desta vez, com foco maior na questão da gripe N3H3.
Cercada de muita expectativa, a entrevista, ocorrida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Arco Íris, já começou com a antecipação, por parte do prefeito, de que não haverá nenhuma medida de restrição de atividade econômica, seja por conta da nova variante da gripe ou da nova variante da Covid-19, a ômicron.
Roberto Naves informou que na madrugada desta segunda-feira fez uma “ronda” na UPA das Vila Esperança e na UBS do Parque Iracema.
Conforme constou o chefe do Executivo, tem ocorrido com frequência as pessoas buscarem a UPA, mesmo estando com sintomas leves de gripe.
Dessa forma, essas pessoas são triadas para a faixa de atendimento verde, conforme rezam os protocolos e outros pacientes laranja e vermelho, por exemplo, são atendidos com prioridade.
Assim, acaba havendo demora no atendimento e, também, reclamações.
Hoje, conforme explicou o prefeito, dentro da rede municipal, os atendimentos para as síndromes respiratórias têm atendimento as unidades do Parque Iracema. Vila União, São José e Bairro de Lourdes.
A partir de amanhã (18), as unidades Arco Íris (onde ocorreu a coletiva), São Carlos e Vila Norte também passarão a ser unidades específicas também para as pessoas com síndromes respiratórias (SRAG), que podem ser decorrentes de casos mais leves da Covid-19, da gripe H3N3 ou outras variantes gripais.
“Precisamos do apoio de vocês da imprensa, para nos ajudarem a conscientizar as pessoas para que elas busquem atendimento nos locais certos”, conclamou Roberto Naves.
Com a ampliação das unidades, a expectativa é reduzir a alta demanda, sobretudo, no Cais da Vila Esperança, que é a unidade de referência para os casos de Covid que apresentam agravamentos.
Abertura de leitos
Também foi anunciado na coletiva de imprensa a abertura de 18 leitos de internação na unidade do Leblon. Além de outros 16 leitos também de internação unidade do Parque Iracema.
Segundo Roberto Naves, apesar de a maioria dos pacientes não desenvolverem sintomas mais graves, em muitos casos, a internação pode ser necessária para que a pessoa com síndrome respiratória possa ser hidratada e receber os atendimentos que são necessários para esses casos.
Em muitas situações, conforme relatou, há casos de pacientes que se assustam com um diagnóstico de Covid e tem uma falta repentina de ar mais pela questão psicológica do momento.
Restrições
O prefeito manifestou que não há nenhuma previsão de baixar normas restritivas e, portanto, garantiu que todos poderão continuar trabalhando, “assim como nós vamos continuar trabalhando com seriedade para garantir a qualidade de vida das pessoas. A vida continua”, ressaltou Roberto Naves.
Vacinação de crianças
Nesta segunda-feira (17), a secretaria municipal de Saúde deu início à vacinação de crianças de 11 anos contra a Covid-19. Essa vacinação está concentrada no Ginásio da UniEvangélica e é necessário que a criança seja cadastrada no site da prefeitura, para que ela possa receber o imunizante.
O chefe do Executivo conclamou que os pais levem seus filhos nas faixas etárias corretas para tomarem a vacina. E, conforme observou, essa é uma decisão que cabe a cada família. Inclusive, disse que suas filhas na faixa etária correta para esta fase foram vacinadas.
